ABVE vai excluir híbridos leves das estatísticas de eletrificação

Carros com sistema MHEV serão isolados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico se não atenderem “requisitos técnicos mínimos”

6 jan 2025 - 14h55
(atualizado às 15h08)
Fiat Fastback T200 Hybrid: sistema híbrido leve de 12 volts será isolado pela ABVE
Fiat Fastback T200 Hybrid: sistema híbrido leve de 12 volts será isolado pela ABVE
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) informou que vai excluir de suas estatísticas de eletrificação os carros que utilizam o sistema MHEV (Mild Hybrid, híbrido leve ou micro-híbrido) caso eles não atendam a requisitos técnicos mínimos de descarbonização. Eles terão seus dados divulgados, porém numa tabela à parte.

Segundo a ABVE, “alguns dos novos modelos que estão sendo lançados no mercado como híbridos, a rigor, não podem ser considerados eletrificados”. Embora não tenham sido citados, os Fiat Fastback Hybrid e Pulse Hybrid são o alvo principal da associação, entre outros modelos híbridos leves importados que têm alta emissão de CO2.

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“Eles não apenas não oferecem ao consumidor as vantagens de dirigir um verdadeiro veículo elétrico, como têm pouca ou nenhuma contribuição à redução de gás carbônico e outros gases do efeito estufa emitidos na atmosfera”, disse a ABVE em comunicado.

Portanto, nas estatísticas oficiais de veículos eletrificados, a partir de janeiro de 2025 (que serão divulgadas no começo de fevereiro), a ABVE só incluirá “os veículos que atendam a alguns requisitos técnicos mínimos”, a saber:

  • voltagem da bateria;
  • tração elétrica;
  • potência mínima da bateria;
  • contribuição efetiva à redução das emissões de poluentes.

“Para a ABVE, é importante manter o foco na eletrificação real, ou seja, no crescimento da nossa indústria, na contribuição ao meio ambiente, nas vantagens econômicas efetivas e no esclarecimento do consumidor quanto ao que ele pode obter de retorno de cada uma das tecnologias”, disse Ricardo Bastos, presidente da associação.

Números depurados

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Segundo a ABVE, “os 3.828 micro-híbridos recém-lançados no mercado no último trimestre, com bateria de apenas 12 volts e sem tração elétrica, sobre os quais há uma polêmica técnica se podem ser considerados veículos eletrificados” estão presentes nas estatísticas deste ano, mas saírão em 2025.

“Teremos de considerar a separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos que efetivamente podem ser considerados eletrificados”, comentou Ricardo Bastos.

Sem a separação, a eletromobilidade no Brasil terminou 2024 com um novo recorde de 177.358 veículos eletrificados leves (+89%). Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634. Essas estatísticas incluem carros elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e híbridos leves (MHEV).

A Stellantis não aceita o termo micro-híbrido usado criado pela ABVE e muito menos que os híbridos leves percam algumas regalias, como isenção de impostos.

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Porém, a ABVE argumenta que o sistema de 12 volts deixa pouco benefício para o consumidor e para a descarbonização. Há híbridos leves que utilizam sistema de 48 volts. É possível que esses também sejam excluídos das estatísticas oficiais.

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