Muita gente não conhece, mas a Deus Automobiles é uma montadora fundada na Áustria em 2020 com o objetivo nada modesto de criar o primeiro superesportivo elétrico com mais de 2.000 cv.
O resultado é o Vayanne, um superesportivo 100% elétrico, desenvolvido em parceria com o estúdio italiano Italdesign (de Giugiaro) e a Williams Advanced Engineering, um belo cupê de estilo ousado e nada menos que 2.243 cv!
O torque instantâneo do Deus Vayanne, segundo a empresa, é de igualmente impressionantes 204 kgfm e o superesportivo é capaz de arrancar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, além de superar 400 km/h de velocidade máxima. O melhor é que a autonomia não é prejudicada pelo desempenho, e o cupê consegue rodar até 500 km com uma carga.
Depois de ter sido apresentado no Salão de Nova York, em abril, o Deus Vayanne iniciou uma turnê mundial por diversos países da Europa e agora esta volta ao território americano, mas na Califórnia, onde será exibido no renomado Concours d’Elegance de Pebble Beach, no próximo fim de semana.
“Tem sido um período de muito trabalho para as equipes da Deus Automobiles, da Italdesign e da Williams Advanced Engineering, com grandes eventos e também progresso no lado do desenvolvimento”, disse o fundador da montadora e designer-chefe Adrian-Filip Butuca. “Estamos empolgados em retornar à América, desta vez na costa oeste, e ter outra oportunidade de mostrar à mídia e aos fãs do Vayanne o que estamos fazendo”, completou.
Ainda segundo Butuca, a Deus Automobiles vai produzir apenas 99 unidades do Vayanne e não haverá dois modelos iguais, já que cada um será personalizado de acordo com o gosto de cada proprietário.
As primeiras entregas estão previstas para 2025, e cada Vayanne será construído nas instalações da Italdesign em Turim, na Itália, com a Williams Advanced Engineering liderando a aplicação de suas tecnologias inovadoras de eletrificação.