O recém-lançado Fiat Fastback inovou com sua estratégia de preços ousada e pelo bom nível de equipamentos de série incorporado, mesmo na versão de entrada, a Audace T200. Além dos já conhecidos ar-condicionado automático, central multimídia com conexão sem fio, um dos itens que chamou a atenção foi o chamado “pacote ADAS”, que deixou algumas pessoas na dúvida. Afinal, o que é esse tal pacote?
Antes de prosseguir, é bom explicar que a sigla significa Advanced Driver Assistance Systems (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, em inglês) e ela se refere aos modernos equipamentos eletrônicos que auxiliam o condutor na tarefa de dirigir, proporcionando mais conforto e segurança.
Como característica, os itens que são identificados como ADAS utilizam sensores e câmeras para detectar veículos, ciclistas, pedestres e outros objetos presentes no trânsito ao redor do automóvel. As informações são processadas por computadores a bordo a fim de providenciar as manobras necessárias para garantir a segurança – seja por meio de alertas ao condutor ou mesmo por intervenção na direção.
No caso do novo modelo da Fiat, o conjunto de equipamentos disponível inclui sistema de comutação automático do farol alto, alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência.
Alguns dos automóveis mais modernos – e caros – à venda no Brasil já contam com equipamentos ainda mais avançados, como câmeras que “leem” placas de trânsito ou que são capazes de identificar pedestres em locais sem iluminação, por exemplo. Sem esquecer dos assistentes de manobra, que conseguem identificar vagas, calcular se o espaço é suficiente para o carro e realizam toda a operação de estacionamento automaticamente.
Os equipamentos identificados como ADAS podem possibilitar diversos níveis de condução autônoma, dependendo dos demais itens instalados no veículo. Esse, porém, é assunto para outro texto, que publicaremos em breve.