Airbag e ABS obrigatórios podem ser adiados por medo de inflação

Ministro da Fazenda se reunirá com a Anfavea para discutir a postergação da medida, prevista para entrar em vigor em 2014

11 dez 2013 - 15h27
(atualizado às 15h37)
<p>O airbag passa a ser obrigatório em carros fabricados no Brasil a partir de 2014</p>
O airbag passa a ser obrigatório em carros fabricados no Brasil a partir de 2014
Foto: Shutterstock

A melhoria na segurança dos carros brasileiros deve ficar para depois. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quarta-feira que, na semana que vem, deverá se reunir com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para discutir a postergação da medida, prevista para entrar em vigor em 2014.

O ministro esteve reunido com o setor, segunda-feira, em São Paulo. "Estamos discutindo as questões de segurança que seriam acrescentadas a partir de 2014, e estamos preocupados com o impacto sobre o preço do carro, pois elevaria o preço de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil", disse.

Publicidade

Mantega também disse que o assunto ainda está em estudo, mas é possível que o governo adie a entrada em vigor das exigências. "Hoje, 60% dos veículos já têm os equipamentos e passaria para 100%. Então, nós vamos diferir em um a dois anos. Fecharemos (a decisão) na semana que vem", disse.

A mudança, impostas pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 311/2009 e 380/2011 prevê, respectivamente, a instalação de "airbag" duplo (motorista e passageiro da frente) e freios ABS em 100% dos automóveis fabricados no País. O Contran, presidido pelo ministro da Justiça, é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito. A Resolução 380 revogou a 312, que tratava anteriormente da obrigação para freios ABS.

Fim da linha

A obrigatoriedade dos equipamentos de segurança já aposentou pelo menos dois modelos nacionais. A Volkswagen Kombi e o Fiat Uno Mille já tiveram o fim da produção anunciados para o final de dezembro, por conta da nova legislação. Outros modelos já estão saindo das fábricas com os antigos "opcionais" de série. 

Publicidade

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se