A Fiat, que neste mês adquiriu a fatia da acionista minoritária da Chrysler em um negócio de US$ 4,35 bilhões, disse na quarta-feira que a holding será registrada na Holanda e terá seu domicílio fiscal na Inglaterra. Além da reorganização, o grupo adota um novo nome e logotipo.
"Um novo capítulo da nossa história se inicia com a criação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA)", disse John Elkann, presidente da Fiat. "Hoje podemos dizer que conseguimos criar fundações sólidas para uma empresa global", completou Sergio Marchionne, CEO da Fiat e presidente e CEO do Grupo Chrysler.
As ações ordinárias da FCA serão listadas em Nova York e Milão. Segundo a proposta aprovada pelo Conselho da Fiat, os acionistas da Fiat receberão uma ação ordinária da FCA para cada ação da Fiat que detém. O grupo apresentará um plano de negócios de longo prazo no início de maio de 2014.
Após uma fase inicial com os dois logotipos corporativos aparecendo lado a lado, Fiat e Chrysler adotam agora apenas três letras, um acrônimo, com objetivo de ser fácil de entender, pronunciar e lembrar no mundo inteiro. As letras do logotipo são agrupados em uma configuração geométrica.