O recente caso de tentativa de roubo a uma médica no último dia 25 na Grande São Paulo, no qual a vítima foi baleada enquanto tentava negociar com os criminosos que queriam levar o seu carro acendeu o alerta sobre o aumento desse tipo de caso no País.
Assaltos a motoristas não são novidade, principalmente nas grandes cidades, mas o crescimento de casos nos últimos tempos torna necessário alertar sobre os cuidados que todos os motoristas devem ter a fim de reduzir as chances de se tornarem vítimas desse tipo de crime.
Assim, elaboramos a lista a seguir com 10 conselhos sobre como se comportar ao volante (ou próximo do carro) para diminuir a possibilidade de você se tornar mais uma vítima, confira.
1. Fique atento ao redor
Segundo especialistas, na maioria das vezes é possível perceber a aproximação de criminosos, principalmente nos congestionamentos. Assim, evite ficar “colado” ao carro da frente em paradas de semáforos, por exemplo. Se perceber algo estranho, você pode manobrar para escapar antes dos criminosos se aproximarem.
2. Não reaja
Se a abordagem ocorrer, nunca reaja e nem faça movimentos bruscos. Especialistas em segurança lembrar que, em boa parte dos casos, o assaltante está nervoso e agitado, e assim, qualquer ato inesperado pode provocar a reação do bandido. Deixe as mãos à mostra, saia do carro e não grite. Lembre-se: o mais importante é preservar sua integridade física.
3. Não fique dentro do carro estacionado na rua
Se for buscar alguém e tiver de esperar, nunca permaneça no veículo, mesmo em locais movimentados. O melhor é descer e aguardar do lado de fora, sem dar pistas de que o carro é seu. Além disso, confira se não há qualquer movimentação estranha nas proximidades. Se perceber algo errado, dê mais uma volta no quarteirão. Na hora de deixar alguém em casa, seja rápido, também.
4. Nunca deixe o carro ligado com as portas abertas
É incrível, mas muita gente costuma sair do carro com o motor ligado. Não importa o motivo, os especialistas recomendam que nunca se faça isso na rua ou mesmo em estacionamentos. Lembre-se que pode haver alguém mal intencionado aguardando exatamente um instante de vacilo para agir.
5. Bolsas, malas e mochilas sempre no porta-malas
Evite deixar bolsas, sacolas e mochilas, por exemplo, à vista quando o carro estiver estacionado. Existem ladrões especialistas em arrombar veículos em busca desse tipo de oportunidade e não importa se os objetos dentro da sacola – se for o caso – não tiverem valor. O prejuízo será seu do mesmo jeito.
6. Viu um carro parado? Acione a polícia ou o socorro mecânico
Um truque muito usado por criminosos – principalmente em rodovias ou avenidas pouco movimentadas – é simular uma pane mecânica para fazer com que algum bom samaritano pare para ajudar. Então, caso se depare com uma cena dessas, ligue para a polícia ou acione o serviço de assistência da rodovia, se for o caso.
7. Não chame a atenção
Dirigir utilizando joias ou relógios caros pode servir como chamariz para bandidos, então evite chamar a atenção, principalmente se você estiver em congestionamentos. Esconda as joias em uma bolsa, por exemplo, e só a recoloque quando chegar ao destino. Pelo mesmo motivo, é sempre recomendável rodar com os vidros fechados e as portas travadas no trânsito urbano.
8. Fique atento com a ajuda de estranhos
Ao dirigir, fique atento ao comportamento do veículo. Se perceber que, de repente o carro começou a falhar ou está apresentando funcionamento estranho, procure um local seguro para estacionar. Criminosos podem tentar sabotar o automóvel para que você seja forçado a parar na rua. Assim, procure um posto de combustíveis ou outro local movimentado e acione o socorro mecânico.
9. Evite parar no semáforo de madrugada
Se estiver dirigindo de madrugada ou à noite em vias pouco movimentadas, fique atento aos semáforos. Se perceber de longe que ele vai fechar, reduza a velocidade com bastante antecedência e evite ficar parado.
10. Atenção na hora de entrar no carro
Fique alerta ao se aproximar do veículo estacionado na rua ou mesmo em garagens e nunca destrave as portas quando estiver distante. Faça isso apenas quando estiver junto do carro e assim que entrar, seja rápido.