Já imaginou um supercarro feito para as ruas? Anunciado pela primeira vez em 2019, o Aston Martin Valhalla finalmente teve todos os seus detalhes divulgados pela marca britânica. Com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2025, o novo hiperesportivo terá um V8 híbrido plug-in de 1.079 cv e já tem seis unidades confirmadas para o Brasil.
Desenvolvido em parceria com a equipe Aston Martin de Fórmula 1, o Valhalla conta com carroceria e monocoque em fibra de carbono. Ele também é o primeiro supercarro com motor central de produção em série da Aston Martin e o primeiro híbrido plug-in, entregando à marca o primeiro veículo de produção com capacidade de autonomia elétrica dedicada.
O novo Aston Martin Valhalla combina um motor 4.0 V8 biturbo de 828 cv e três propulsores elétricos – dois no eixo dianteiro e um ligado à transmissão – que somam 251 cv. Juntos, eles oferecem 1.079 cv de potência e 1.100 Nm de torque combinados. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de oito marchas com controle do diferencial eletrônico e tração integral.
O desempenho é digno de um carro de corrida: 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 350 km/h. A aerodinâmica ativa aprendida com o Aston Martin Valkyrie gera mais de 600 kg de downforce. Este número é alcançado a 240 km/h (149 mph) e depois mantido até a velocidade máxima de 350 km/h (217 mph).
Ainda há diferentes recursos eletrônicos de suporte à condução e gerenciamento de toda a força do Aston Martin Valhalla, como até um modo DRS como nos carros de F1. O modelo também conta com quatro modos de condução, incluindo um para o uso em pista, dois híbridos e um 100% elétrico, que permite um alcance de 14 km com a carga das baterias e até 140 km/h de velocidade máxima.
Pesando 1.655 kg, o Valhalla conta com chassi tubular em fibra de carbono, que foi desenvolvido e moldado utilizando tecnologias derivadas dos carros da Fórmula 1. A suspensão dianteira também traz o posicionamento de molas e amortecedores semelhantes aos dos carros da categoria. Na traseira, há uma suspensão independente e adaptativa do tipo five link.
Os freios contam com discos de carbono-cerâmica da Brembo de 410 mm na dianteira e 390 mm na traseira, além de pinças ventiladas dianteiras de 6 pistões e traseiras de 4 pistões e frenagem regenerativa. Tudo para que o sistema aguente o uso severo em pistas, ainda que o Aston Martin Valhalla seja um carro homologado para as ruas.
Por fora, o design estreia uma nova linguagem visual da Aston Martin. O modelo traz linhas que lembram alguns protótipos de endurance, com foco em aerodinâmica e eficiência. A carroceria está disponível com acabamento em fibra de carbono exposta ou pintada. As portas contam com abertura vertical, e não há uma asa traseira fixa. Os faróis trazem tecnologia LED matricial.
Na lateral, as rodas são de 20” na dianteira e de 21” na traseira. Como opcional, é possível equipar o modelo com rodas de magnésio com titânio texturizado, que aliviam um total de 12 kg do peso, e com pneus focados para o uso em pista. Na traseira, o sistema de escapamento tem quatro saídas, e as finas lanternas em LED formam uma assinatura visual única.
Por dentro, os bancos são em fibra de carbono, e o volante tem formato inspirado nos utilizados em carros da Fórmula 1. Ainda há painel digital e central multimídia, regulagem de distância dos pedais e sistema de som Bowers & Wilkins, este último como opcional. O acabamento também traz detalhes em fibra de carbono exposta.
Os futuros compradores do Aston Martin Valhalla também poderão personalizar inúmeros detalhes do modelo por meio do programa Q by Aston Martin. Com isso, o preço, que é estimado entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões, pode subir ainda mais. As primeiras unidades do novo Aston Martin Valhalla devem chegar ao mercado no segundo semestre do ano que vem.