Se você tem carro ou moto cuja placa termina com 3 ou 4 no estado de São Paulo, é bom ficar atento, pois o prazo para licenciamento termina no próximo dia 31 (terça-feira). A taxa custa R$ 144,86 e pode ser feita por meio dos sites dos principais bancos.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um veículo que não esteja registrado e licenciado é considerada infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47, sete pontos no prontuário do motorista e até apreensão do veículo.
Para pagar a taxa, basta ter o número do Renavam do veículo em mãos e buscar o serviço nas páginas dos principais bancos na internet. Após o pagamento, o sistema vai disponibilizar o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) no portal do Detran-SP, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e também no portal de serviços do Senatran.
Detalhe: o pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito até o último dia útil de agosto, independentemente do final da placa. Caso contrário, haverá incidência de multa e de juros. O proprietário deve ter o novo CRLV-e em mãos a te o término do período de licenciamento de seu veículo.
A partir do primeiro dia útil do mês seguinte, o veículo só vai poder circular se o motorista estiver com o novo documento regularizado.