A novo Audi A5 Quattro, sedã premium alemão, chega ao Brasil ainda este ano, informou a montadora. Nesse caso, é novo mesmo, pois trata-se da 3ª geração do Audi A5, que chega para substituir o Audi A4, lançado há 30 anos.
O Audi A5 escolhido para estrear no Brasil é o 2.0 a gasolina, S tronic de 7 marchas, sem sistema híbrido, que tem 272 cv de potência (268 hp) e 400 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 em 5,9 segundos e chega a 210 km/h de velocidade máxima. Na Europa, ele faz 9,3 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.
Ao mesmo tempo que mantém sua aposta nos carros elétricos e híbridos plug-in, a Audi não quis adotar a hibridização para o novo A5. Na Europa, o Audi A5 e-Hybrid tem 372 cv de potência (100 cavalos a mais) e chega a fazer 21 km/l de gasolina. A emissão de CO2 é de 47 g/km, mas, de qualquer forma, o A5 escolhido não deve ter mais de 75 g/km de emissão.
O Audi A5 de 3ª geração será vendido e toda a rede de 40 concessionárias. Produzido na fábrica da Audi em Neckarsulm, na Alemanha, o novo A5 cresceu em comprimento e largura, ampliando o seu nível de equipamentos de série. O modelo apresenta como destaque o visual esportivo, sua nova cabine e arquitetura eletrônica moderna.
O Audi A5 Quattro, com tração integral 4x4 inteligente, será o primeiro modelo de série da montadora alemã a ser equipado com a inédita Plataforma Premium a Combustão (PPC), que foi feita para aprimorar ainda mais a dinâmica de condução. O preço não foi divulgado.
O novo Audi A5 traz a mesma estética minimalista do Audi Q6 e-tron, com menos vincos marcantes e superfícies mais amplas e limpas. As proporções internas e externas cresceram, com maior distância entre eixos, rodas grandes e carroceria baixa e larga.
Os faróis dianteiros estão mais afilados, com recortes mais suaves na porção externa em direção à caixa de rodas e aos para-lamas. Agrade teve mudanças sutis – é mais larga e estreita, com o miolo em padrão favo de mel tridimensional. Vincos planificados percorrem o capô em direção ao para-brisa.
Na traseira, as lanternas são integradas por uma faixa abaixo do spoiler. A Aui também buscou funcionalidade e não apenas design. A tampa do porta-malas abre em conjunto com a janela traseira, formando apenas um elemento integrado. Segundo o fabricante alemão, isso tornou o acesso ao bagageiro mais fácil e intuitivo.
A família Audi A5 tem luzes diurnas digitais com LED na dianteira e traseira. Na cabine, o design é voltado às necessidades dos usuários. O sistema Digital Stage traz displays do Audi MMI para motorista e passageiro.
A sensação de espaço e conforto melhorou, segundo a Audi. Há ainda o Visual Clarity, com luz de interação dinâmica para dar suporte aos ocupantes. O novo display é panorâmico e curvo, com tecnologia OLED. O virtual cockpit do Audi A5 tem um painel digital 11,9 polegadas e uma tela tátil MMI de 14,5 polegadas.
Siga o Guia do Carro no YouTube