Audi A8 ficará R$ 80 mil mais barato com motor 3.0 litros

No geral, o A8 3.0 litro perde em esportividade mas vem com todo o conforto do anterior, por um preço mais competitivo

21 mar 2014 - 19h54
(atualizado em 23/3/2014 às 08h00)

A Audi vai reposicionar seu sedã de luxo no mercado nacional com a chegada no novo A8 com motor 3.0 litro. Até janeiro, estavam à disposição os modelos com motor V8 4.0 litros, a partir de R$ 530 mil, e o W12 de 6.3 litros, por R$ 622 mil. No entanto, os dois já não figuram mais nas tabelas de preços sugeridos de março e fevereiro, isso porque a marca trará ao Brasil o novo modelo com motor V6, que custará em torno de R$ 450 mil – cerca de R$ 80 mil a menos que a versão anterior mais barata.

O propulsor que equipará o modelo de entrada do A8 gera até 314 cavalos de potência, quase 100 cv a menos que o V8. A mudança faz o veículo perder aceleração, com zero a 100 km/h em 5s7, em vez de 4s6. Mas, convenhamos, o cliente de um sedã de 5,14 metros de comprimento não deve ter a esportividade como principal atrativo. 

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Mesmo assim, o sedã ainda acelera como poucos no Brasil, graças também a carroceria que ficou 140 kg mais leve com o uso de alumínio – apenas as colunas B, centrais, não são feitas do material. O porta malas ganhou mais 10 litros e comporta 520 litros agora. Na frente, faróis de LED são de série, assim como a transmissão Tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente.

O interior pouco mudou. Os bancos revestidos em couro são confortáveis e espaçosos, com opções de ventilação e massagem com cinco tipos diferentes. Os bancos traseiros podem ser individuais, levando apenas quatro pessoas com o conforto de classe executiva de avião. O sistema multimídia de oito polegadas é de série, mas ele pode ficar ainda melhor com o pacote Plus, que inclui touchpad para desenhar as letras com o dedo e determinar o percurso do GPS. 

O veículo também pode se tornar uma central de internet com o Audi Connect, que inclui telefone e sistema de wi-fi para os passageiros se conectarem com os smartphones. Entre os opcionais também é possível incluir o controle adaptativo de velocidade (ACC) e sistemas de assistência como o Lane Assist, que corrige a direção quando o carro muda de faixa sem acionar a seta, e faróis Matrix LED, que reconhecem por meio de câmera quando um carro cruza no sentido oposto e mudam a intensidade da iluminação.

No geral, o A8 3.0 litro perde em esportividade mas vem com todo o conforto do anterior, por um preço mais competitivo. O maior sedã da BMW no Brasil é o 640i Gran Coupé, também com motor 3.0 litro, por R$ 399.950, enquanto a Mercedes-Benz deve trazer ainda neste ao Brasil a nova geração da Classe S.

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Fonte: Terra
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