Audi Q5 híbrido plug-in é sonho de consumo de meio milhão

Sucesso de vendas, Audi Q5 TFSIe, primeiro híbrido plug-in da marca alemã, mostra o quanto vale em sua versão Sportback topo de linha

14 out 2022 - 06h15
Audi Q5 Sportback TFSIe Plug-in Hybrid
Audi Q5 Sportback TFSIe Plug-in Hybrid
Foto: Sposito Studio / Audi

Quando o carro é bom, não importa o preço. Essa teoria vale para o novíssimo Audi Q5 TFSIe 55, primeiro híbrido plug-in da marca alemã. O carro chegou ao país em quatro versões (duas SUV e duas Sportback) e, a despeito de seu preço, que pode ultrapassar meio milhão de reais, já é um sucesso de vendas.

Já dirigimos o Audi Q5 Plug-in Hybrid sua versão mais bonita e mais equipada, a Sportback Performance Black, que custa R$ 502.990. O carro é um sonho de consumo. Não apenas pelas linhas de design sofisticadas, esportivas e modernas, combinando com um carro de porte médio, como pela tecnologia do sistema híbrido.

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Trata-se de um SUV cupê, mas a Audi prefere chamar de Sportback. Um bom diferencial para o carro que tem uma queda no teto já um pouco antes da coluna C, terminando com um porta-malas alto e imponente.

Audi Q5 Sportback TFSIe Plug-in Hybrid
Foto: Sposito Studio / Audi

O porta-malas do Audi Q5 Sportback é um pouco menor do que o do Q5 SUV: 455 litros contra 165 (ou 1.365 litros contra 1.405 com os bancos rebatidos). O design mais emocional faz deste SUV cupê um carro com pretensões esportivas. E ele entrega alguma esportividade, dependendo do modo de condução escolhido pelo motorista.

No roteiro de estrada que fizemos entre São Paulo e Holambra, o Audi Q5 TFSI consumiu rapidamente os 17,9 kWh da bateria, que o permitem rodar de 56 a 62 km no modo totalmente elétrico. O carro, entretanto, oferece boa capacidade de regeneração por meio dos ajustes que podem ser feitos no display central.

O sistema híbrido plug-in do Audi Q5 (PHEV) dispõe de um motor 2.0 turbo de 252 cv e 370 Nm e um motor elétrico de 143 cv (105 kW) e 350 Nm, que pode funcionar de forma independente até 135 km/h. A potência combinada é de 367 cv e o torque combinado é de 500 Nm. Com essa cavalaria toda, o Audi Q5 Plug-in Hybrid se torna uma fera na aceleração. Ele responde muito rapidamente às solicitações do pedal do lado direito e vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

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Audi Q5 Sportback TFSIe Plug-in Hybrid
Foto: Sposito Studio / Audi

O interessante do Audi Q5 TFSIe é a grande versatilidade que oferece no uso. É possível, por exemplo, chegar até 135 km/h somente com o motor elétrico, desde que a aceleração seja suave e constante. Basta pisar fundo no pedal do acelerador, entretanto, para que o motor a combustão também entre em funcionamento, entregando mais potência.

O painel de instrumentos valoriza o uso do motor elétrico. No lugar onde fica normalmente o conta-giros está um marcador que mostra a porcentagem de potência utilizada durante a condução. Tudo é bastante intuitivo no sistema híbrido porque luzes e faixas laranjas significam que o carro está usando o motor a combustão, enquanto as luzes e faixas verdes significam que o motor elétrico está em funcionamento. O conta-giros do motor 2.0, minúsculo, é mostrado numa barra no pé do visor esquerdo.

A bateria pesa 143 kg e permite carregamento em tomada doméstica de 1,8 kW (8 Ah) ou em tomada industrial de 7,2 kW (32 Ah). Há níveis de regeneração que podem ser controlados pelo motorista. Quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador, o carro tem uma redução de velocidade de 0,1g e recupera até 25 kW de energia. Quando freia, a redução é de 0,2g e a recuperação chega a 80 kW.

Audi Q5 Sportback TFSIe Plug-in Hybrid
Foto: Sposito Studio / Audi

Durante nosso test drive choveu a maior parte do tempo, por isso rodamos no modo Comfort, com a suspensão mais mole, que é a condição ideal para rodar em pisos molhados. Em alguns trechos secos conseguimos endurecer a suspensão e reduzir a relação de marchas acionando o modo Dynamic. De qualquer forma, o Audi Q5 TFSIe conta com o novo sistema de tração integral Quattro Ultra.

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O SUV cupê da Audi roda primordialmente com tração dianteira, mas o sistema é inteligente e fica o tempo todo monitorando a necessidade do motorista, para oferecer mais tração no eixo dianteiro ou no eixo traseiro. Quando não precisa de tração traseiras, o sistema Quattro Ultra desacopla o eixo cardã. A suspensão é independente, multilink.

O primeiro Audi híbrido plug-in traz itens de segurança como piloto automático adaptativo, aviso de saída de faixa e Side Assist, que reúne três funções: assistente de tráfego reverso, alerta de tráfego na abertura da porta e monitor de ponto cego. É um carro quase perfeito, com ótima posição de dirigir, conforto superior, acabamento primoroso e rodagem macia ou mais dura, dependendo da necessidade – inclusive há o modo Off Road, afinal, trata-se de um SUV.

Como é um Audi, há alguns mimos surpreendentes, como as lanternas traseiras com tecnologia OLED. Com elas, o cliente pode escolher entre três tipos de assinatura para seu Audi Q5. A multimídia é excelente, mas a sintonia de estações de rádio que não estão gravadas no sistema é meio complicada.

Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Segundo a Audi, do lote inicial de 297 unidades do Q5 Plug-in Hybrid, 258 já foram emplacadas. O carro é fabricado em San José Chiapa, no México, e ajudou a Audi a melhorar sua média de eficiência energética dentro do programa Rota 2030, que oferece vantagens fiscais para as montadoras que atingem suas metas. 

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Preços do Audi Q5 TFSIe 2023

Audi Q5 SUV PHEV Performance - R$ 447.990

Audi Q5 SUV PHEV Performance Black - R$ 472.990

Audi Q5 Sportback PHEV Performance - R$ 477.990

Audi Q5 Sportback PHEV Performance Black - R$ 502.990

Os números (Sportback)

Preço: R$ 477.990 ou R$ 502.990

Motor: 2.0 turbo + 1 elétrico de 105 kW

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Potência combinada: 367 cv (265 cv + 143 cv)

Torque: 370 Nm (combustão) e 350 Nm (elétrico)

Torque combinado: 500 Nm

Câmbio: 7 marchas AT

Tração: 4x4 sob demanda

Comprimento: 4,682 m

Largura: 1,893 m

Altura: 1,659 m

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Entre-eixos: 2,819 m

Vão livre entre eixos: n/d

Altura mínima do solo: n/d

Ângulo de entrada: 20°

Ângulo de saída: 21°

Ângulo de rampa: n/d

Pneus: 255/40 R20 (d) e 255/45 R20 (t)

Peso: 2.075 kg

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Tanque: 54 litros

Porta-malas: 455 litros

0 a 100 km/h: 5s3

Velocidade máxima: 239 km/h

Vel. máxima modo elétrico: 143 km/h

Capacidade da bateria: 17,9 kWh

Autonomia cidade: 18,0 km/l

Autonomia estrada: 16,0 km/l

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Alcance elétrico: 56 a 62 km

Alcance total: 972 km (cid)

Emissão de CO2: 41 g/km

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