Lançado em 2018, o Audi e-tron – primeiro SUV totalmente elétrico da marca alemã – acaba de ser reestilizado no conhecido processo de modernização de meio de vida. Além do novo visual, o utilitário exibe outra novidade importante: agora ele se chama Q8 e-tron e, com isso, passa a dividir o título de maior SUV da fabricante, ao lado da versão movida por motor a gasolina.
Na parte estética, a grande novidade do Audi Q8 e-tron está na dianteira, onde a tradicional grade da marca agora traz uma faixa de LED na parte superior, encimando a logomarca dos anéis. Há também uma moldura pintada de preto brilhante que se estende junto aos faróis. O resultado causa certa estranheza no início, e pode ser alvo de críticas, mas é inegável que chama a atenção. Atrás, a parte inferior do para-choque exibe um aplique também em preto brilhante, enquanto as lanternas exibem o mesmo formato da versão anterior.
No mercado europeu, o Audi Q8 e-tron oferece três opções de motorização, sempre com tração integral: 50, 55 e S. A primeira entrega 312 cv, com bateria de 95 kWh e autonomia para até 480 km (ciclo WLTP). A versão 55 possui 408 cv, bateria de 114 kWh e alcance de até 580 km. Por fim, a configuração SQ8 e-tron vem com o mesmo conjunto de baterias do modelo 55, mas possui três motores, que geram 503 cv e proporcionam autonomia de 500 km.
O novo Audi Q8 e-tron ainda traz aprimoramentos na parte aerodinâmica que, segundo a montadora, contribui para melhorar o desempenho e a eficiência do modelo. Além disso, foram realizados ajustes na suspensão pneumática e na direção com assistência elétrica. A grade dianteira conta com um controle ativo que abre ou fecha para melhorar a refrigeração das baterias.
A previsão é de que o novo Audi Q8 e-tron seja lançado no mercado alemão no início do próximo ano, mas ainda não há confirmação de quando o modelo vai chegar ao Brasil. O mais provável é que isso ocorra apenas no último trimestre do ano.