O Fiat Fastback padrão é o que usa o mesmo motor 1.0 turbo do Fiat Pulse: 130 cv de potência e 200 Nm de torque. Mas o carro que tem arrebatado corações é o Fiat Fastback Limited Edition, por uma razão.
O motor 1.3 turbo, de 185 cv e 270 Nm, tornou o irmão do Pulse um carro “fast” (veloz) não só no nome e nas formas, mas também no desempenho. Ele é 14% mais rápido, com uma relação peso/potência 27% melhor.
Rodamos uma semana com o Fiat Fastback 1.3 turbo, cuja única versão se chama Limited Edition Powered by Abarth. Ficou claro que esta versão, embora não tenha um número de produção estipulada, é apenas a preparação para algo muito mais radical.
Estamos falando de um provável Abarth Fastback, que, assim como o Abarth Pulse, terá uma configuração mais voltada ao desempenho – tanto quanto possível para uma pista de corridas. Um Abarth Fastback, entretanto, será bem mais caro – nãop será surpresa se custar R$ 165.000.
O que é novo – Tudo é novo no Fiat Fastback porque o carro acabou de ser lançado. Baseado no Fiat Pulse, o SUV cupê usa a mesma carroceria do irmão menor até a coluna B (entre as portas). A traseira o diferencia, mas não só.
A aplicação do motor T270 de 4 cilindros nesta plataforma é inédita. Da mesma forma, a solução dada para a parte traseira, que resultou num enorme porta–malas de 516 litros, também é inédita nos carros da Stellantis. Parece ter a proporção do sedã Fiat Cronos.
O que nós gostamos – O desempenho é o ponto que mais agrada no Fiat Fastback Limited Edition. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, portanto é 1,3 segundo mais rápido do que as versões 1.0. Para obter essa performance, entretanto, é preciso pisar com vontade no pedal do acelerador e fazer o motor girar em altas rotações.
O design é outro ponto alto. Vendo o Fiat Fastback na rua, da perspectiva de outro carro, ele impressiona. A assinatura de led na parte superior dos faróis, junto com a proteção que percorre todo frontal do capô, faz dele um modelo inconfundível. A traseira cupê arrasa no visual.
O que pode melhorar – Apesar de ser bonito, o Fiat Fastback parece desproporcional quando visto de lado. As rodas parecem pequenas. Numa segunda geração, talvez a Fiat precise redesenhar a traseira, reduzindo o balanço (medida do centro da roda até o fim do carro). O vício de origem é ter o entre-eixos do Pulse.
As rodas de 18” ajudam a reduzir o problema da proporcionalidade, mas não de todo. Além disso, os pneus de perfil baixo (215/45) prejudicam demais o conforto, devido à qualidade do piso das ruas e estradas. Pneus de perfil mais alto resolveriam o problema.
Potência e KML – O motor 1.3 flex com turbocompressor entrega 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina. Nos dois casos, a 5.750 rpm. O torque máximo, de 270 Nm, surge a 1.750 giros. O Fiat Fastback Limited Edition tem um consumo relativamente baixo, de 6,8 litros por 100 km. Considerando que se trata de um motor de 185 cavalos, não é ruim.
Nas medições tradicionais, segundo o Inmetro, o Fastback 1.3 faz 11,3 km/h com gasolina e 7,9 km/l com etanol quando roda na cidade. Já no circuito rodoviário, o Fastback Limited Edition faz 14,6 km/l com gasolina e 11,9 km/l com etanol. Na prática, acelerando o que o carro permite, não dá para obter esses números. Durante nossa utilização, o Fastback 1.3 turbinado fez 12,5 km/l de gasolina na estrada.
Comportamento dinâmico – O SUV cupê da categoria B (a mesma do Fiat Pulse, do Chevrolet Tracker e do Volkswagen Nivus) tem suspensões mais duras do que as da concorrência, mas não exageradas. Isso permite um controno de curvas muito bom, com pouca rolagem da carroceria. Os freios são eficientes, sem desvios de trajetória nas frenagens de emergência.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,427 m
Largura: 1,774 m
Altura: 1,545 m
Entre-eixos: 2,533 m
Porta-malas:516 litros
Tanque: 47 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth se você precisa de muita potência e também de um enorme porta-malas. Não há um carro como este no mercado. Caso não precise desses dois itens, a versão 1.0 é R$ 12.500 mais em conta e o Abarth Pulse é mais esportivo, além de custar R$ 5.000 a menos.
Preços do Fiat Fastback 2023
Audace 1.0 turbo - R$ 131.490
Impetus 1.0 turbo - R$ 142.490
Limited Edition 1.3 turbo - R$ 154.990