Ele é alto (quase) como um SUV, tem a promessa de atender a um público "aventureiro", como o que adora um SUV, tem visual esportivo como o de um SUV... só que não é um SUV. Mas não se engane: o novo Spin Activ, da Chevrolet, deve agradar o consumidor que quer fugir da simplicidade de um utilitário sem necessariamente desembolsar uma pequena fortuna por um modelão mais imponente.
Comercializado a preços entre R$ 62.060, com câmbio manual, e R$ 65.860, com câmbio automático de seis marchas, o modelo exibido no Salão do Automóvel foi oficialmente lançado esta semana pela montadora, em Águas de São Pedro (214 km de São Paulo), com test drive à imprensa nos trajetos de ida e volta.
O motor não chega a ser um atrativo com cheiro de novidade no novo Spin: é o mesmo 1.8 flex de 108 cavalos que acompanha Spins antigos. As principais novidades estão mesmo é do lado de fora: a porta do bagageiro, com destravamento automático no interior do veículo ou no controle, ganhou um estepe externo que faz o modelo lembrar o Citroen Aircross -- cujo estepe, porém, não é centralizado como no carro da GM -- ou o Ford Ecosport; as laterais do veículo foram estilizadas com faixas adesivas escuras que reforçam o visual moderninho; as lanternas e faróis agora possuem faixas negras que conferem um ar ao mesmo tempo invocado e classudo à minivan. As rodas, agora em 16 polegadas e alumínio, ganharam desenho exclusivo para o Activ. Listem-se ainda os farois de neblina e os bancos, agora em tecido preto e listas brancas.
Ao todo, são cinco cores disponíveis: branco, azul, preto, prata e cinza. Preferências de design à parte, uma vantagem do modelo sobre seus concorrentes diretos é o tamanho (e não o visual, bem entendido) do porta-malas de 710 litros -- contra o de 449l do Livina, de 403l do Aircross e o de 380l do Idea.
Teste ok em estrada ok
A reportagem do Terra testou o modelo com câmbio automático e manual no trajeto entre a capital e Águas de São Pedro -- feito na maior parte no asfalto bom e plano da rodovia Bandeirantes, vale frisar.
As mudanças acrescentaram 75 novos quilos ao peso do Activ, razoavelmente estável, mesmo em seus 8mm a mais de altura, em relação ao solo, por conta das rodas maiores. A nova redistribuição do peso e modificações nos acertos de molas e amortecedores parecem ter dado resultado -- ainda que, em velocidades mais altas, acima dos 100km/h, tenham sido percebidas vibrações. Por outro lado, o isolamento acústico funcionou bem.
E se a transmissão automática de seis velocidades, definiu a montadora, possibilitou uma troca de marchas em até metade do tempo que era praticado, por outro, o modo manual conferiu maior desenvoltura no desempenho e uma resposta que demandou menos paciência do condutor.
O foco: um mercado "aventureiro" e em expansão
O Activ foi apresentado como um carro para "a família moderna" e, ao mesmo tempo, ao consumidor dotado de "espírito aventureiro", ávido por sair da rotina. Se o foco for de fato a família, há de se salientar quão altos são os bancos traseiros, e incômoda, a ausência de ventilação traseira do ar condicionado. Se o aventureiro estiver por conta -- ok, e mesmo com o carro cheio --, a falta de um sistema de GPS no veículo lembra, entre outras razões mais óbvias, por que ele não é mesmo um SUV.
Na apresentação do modelo, nessa quarta-feira, a montadora tentou justificar o porquê da escolha desse público-alvo a seu novo produto: 70% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses devem fazê-lo dentro do próprio País, segundo dados do Ministério do Turismo; em paralelo, mais de 40% das viagens no Brasil ainda são feitas de automóvel.
Some a isso um crescimento da prática de esportes da ordem de 11% no País, nos últimos quatro anos (2009-2013), e de 30% nas atividades relacionadas ao ecoturismo e, veja bem: o "visual aventureiro" vai deixar a tela de projeção do marketing institucional para finalmente sair a campo. Um bom teste.
FICHA TÉCNICA: Spin Activ 1.8 Econo.Flex
Montadora: General Motors Company
Local de fabricação: São Caetano do Sul (Grande São Paulo)
Transmissão: F17-5SR - Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas / GF6 – Automática de 6 velocidades com Active Select
Aceleração de 0 a 100 km/h: Etanol: 12s4 / Gasolina: 12s5
Peso: 1.316 kg
Preço: de R$ 62.060 (câmbio manual) a R$ 65.860 (câmbio automático de seis marchas)Porta-malas: 710l
Carga útil: 450 kg
Tanque de combustível: 53l