A segunda geração do BMW M2, versão mais empolgante do compacto, foi, enfim, apresentada como resposta aos fãs que viram no lançamento do XM (polêmico SUV totalmente elétrico com quase três toneladas de peso) um risco para o compromisso da empresa de produzir modelos destinados ao prazer de dirigir.
Com tração traseira e câmbio manual de seis marchas – a caixa M Steptronic com Drivelogic de oito marchas é opcional – o novo BMW M2 segue à risca a receita para encantar (e aliviar) os fãs de desempenho.
A principal atração do novo BMW M2, claro, está sob o capô, onde brilha o motor 3.0 de seis cilindros em linha biturbo com sistemas Valvetronic e duplo Vanos de variação de válvulas e de comando. Trata-se da mesma unidade usada no “irmão maior” M3, e pode entregar incríveis 466 cv e 550 Nm.
Com essa verdadeira “usina”, o novo BMW M2 é capaz de arrancar de 0 a 100 km /h em 4,3 segundos (versão manual) ou em 4,1 segundos com a caixa automática, além de chegar a 200 km/h em 14,3 segundos ou 13,5 segundos (manual/automático). A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, como é de praxe, mas pode chegar a 285 km/h com a adoção do pacote M Driver opcional.
A carroceria do novo BMW M2 ficou maior e agora mede 4,58 m de comprimento, 189 m de largura e 1,40 m de altura, enquanto o entre-eixos é de 2,75 m, o que significa que o modelo ficou pouco mais de 11 cm maior que o antecessor no comprimento, além de 16 mm mais largo e 11 mais baixo.
No visual do BMW M2, além da grade do “duplo rim” com design mais ousado, chamam a atenção as enormes entradas de ar na parte inferior, que reforçam o aspecto musculoso do modelo. Da mesma forma, o para-choque traseira exibe um estilo radical, no qual se destacam as quatro saídas de escapamento e o difusor. A tampa do porta-malas possui um discreto defletor.
A estrutura do novo BMW M2 possui reforço de torção adicional, diferencial ativo M, suspensão adaptativa e controle de tração com 10 níveis de ajuste. Os vários modos de condução disponíveis incluem uma configuração de pista que permite desativar toda a assistência ao condutor.
Na cabine do M2, outra novidade é o conjunto Live Cockpit Professional, com duas telas curvadas voltadas para o condutor – uma de 12,3” que atua como quadro de instrumentos e a maior, de 14,9” que é a central multimídia.
Teto de fibra de carbono, sistema de áudio premium da marca Harman Kardon e faróis adaptativos de LED estão entre os itens disponíveis, assim como diversos programas de assistência ao condutor.
O novo BMW M2 será produzido apenas na fábrica da empresa em San Luis Potosi, no México e o lançamento mundial está previsto para abril de 2023.