O Volkswagen Golf está de malas prontas para o México. A montadora alemã confirmou nesta semana que o modelo voltará a ser produzido em Puebla a partir de 2027, nas versões hatchback e perua de oitava geração. A notícia abre a possibilidade para a chegada de mais versões do Golf ao Brasil, ou até mesmo da versão GTI a preços mais baixos no país.
A possibilidade já havia sido adiantada pela imprensa alemã, e foi confirmada pela montadora em um comunicado oficial divulgado nos últimos dias. Nele, a Volkswagen explica que chegou a um acordo com o sindicato ID.Metal, que representa os metalúrgicos da Alemanha. A marca não fechará fábricas em seu país natal, mas deve reduzir o seu quadro de funcionários por meio de aposentadorias e outras medidas voluntárias.
Com a mudança da linha de produção do Golf atual de Wolfsburg (Alemanha) para Puebla, a Volkswagen espera diminuir os custos de produção por unidade do modelo, uma vez que a mão de obra local é mais em conta, assim como a energia utilizada pelas fábricas. Isso ainda permitiria aumentar a margem de lucro por unidade vendida.
A fábrica de Puebla já produz os modelos Tiguan e Jetta, e já fabricou outras gerações do Golf. Outra vantagem é o fato do México possuir acordos comerciais com a União Europeia, o que permitiria a exportação do Golf sem o pagamento de impostos de importação. O mesmo ocorrerá com o Brasil, isentando o modelo de uma sobretaxa de 35% no preço final para carros vindos de fora do Mercosul ou da terra da tequila.
Como a marca pretende manter a oitava geração do modelo em linha pelo menos até 2035, a troca de país também seria viável do ponto de vista mercadológico. Esse movimento seria semelhante ao do Polo, que deixou de ser produzido na Espanha e passou a ser importado da África do Sul para a Europa.
A fábrica de Wolfsburg, no entanto, não ficará parada. Em 2029, chegará ao mercado uma nova geração elétrica do Golf, que será feita por lá. O novo Volkswagen Golf elétrico vai conviver com o modelo atual por alguns anos no mercado. Antes disso, no entanto, a fábrica vai passar a produzir os elétricos Volkswagen ID.3 e o Cupra Born, focando em dois produtos, ao invés de quatro como atualmente.
Já as demais fábricas da marca na Alemanha vão ter maior foco em SUVs e modelos elétricos, que possuem margem de lucro maior. A fábrica de vidro da marca em Dresden terá a linha de produção finalizada em 2025, mas deve receber outras atividades em breve.
Lançada em 2019, a oitava geração do Golf é produzida atualmente apenas na Alemanha (para o mercado local e exportação) e na China (apenas mercado local). Reestilizado no início deste ano na Europa, o Volkswagen Golf foi uma das estrelas da marca alemã no festival Rock in Rio. Na ocasião, a marca confirmou o lançamento da versão esportiva GTI no Brasil a partir de 2025. O modelo deve chegar após o inédito VW Tera.
Junto com o novo visual, o modelo ficou mais potente, graças ao motor 2.0 TSI de 265 cv e 370 Nm. Na última reestilização, ganhou novos faróis de led e grade mais finos, além de novos para-choques, rodas e lanternas. Por dentro, a novidade principal é a nova central multimídia de 14,9” com integração com o Chat GPT.
Ele sempre traz tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Como o novo Volkswagen Golf GTI chegará primeiramente importado da Alemanha, o preço deve ficar acima dos R$ 320 mil. Com a produção no México, seria possível oferecê-lo a valores mais próximos do Jetta GLI, na casa dos R$ 270 mil.