A BYD confirmou ao grupo de jornalistas que visita a China nesta semana, incluindo a reportagem do Terra Mobilidade, que a Denza - uma de suas marcas do segmento premium (ou seja, de carros de luxo) - será a primeira empresa de sua gama de divisões segmentadas e desembarcar no Brasil, de forma importada.
A Denza é uma marca de luxo de carros eletrificados com pegada parecida com a Zeekr - que pertence à Geely. Curiosamente, o primeiro modelo selecionado para nosso mercado é a shooting brake Z9 GT, exatamente como a marca chinesa rival, que lançou em outubro outra shooting brake, a 001.
Shooting brake é uma espécie de perua com caimento de cupê. Praticamente um crossover. A Z9 GT foi desenhada por Wolfgang Egger, antigo designer veterano da Audi e da Lamborghini. Ela tem 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,48 m de altura. Importante destacar que a versão híbrida é 1 cm mais longa que a elétrica.
A estreia da Denza Z9 GT deve acontecer até o final do primeiro semestre - segundo uma fonte ligada à BYD, a ideia é de que as primeiras unidades possam começar a ser emplacadas entre abril e maio.
Aqui na China, a Z9 GT foi lançada ao preço de US$ 47,4 mil e US$ 58,9 mil, cerca de R$ 268 mil e R$ 333 mil na conversão direta. Nossa aposta é de que o preço da perua no Brasil deva ficar entre R$ 430 mil e R$ 500 mil - justamente para rivalizar com o modelo da Zeekr.
Só que, diferentemente do carro da marca rival, a BYD Z9 GT pode ser híbrida - e não apenas puramente elétrica.
Com conjunto híbrido montado sobre a estrutura de arquitetura da e-Platform 3.0 Evo, a Z9 tem três motores elétricos atrelado a um motor a combustão que juntos podem fazer a perua entregar insanos 965 cv. Segundo a BYD, ela consegue fazer de 0 a 100 km/h em dois segundos. A máxima é de 240 km/h.
As baterias que sustentam esses números de carro superesportivo são do estilo LFP Blade - as mesmas que a BYD cede para uso pelos carros da Tesla.
Desse modo, fica claro notar que a chegada da Z9 GT tem mira pronta: a conterrânea Zeekr 001 e outros modelos esportivos dessa faixa de preço, como as versões de entrada do Porsche Taycan, por exemplo.
Outras duas marcas podem vir
Além da Denza, a BYD também pode começar a trazer veículos de outras duas marcas sob seu "guarda-chuva": YangWang e Fangchengbao. Esta última, com nome mais estranho, é uma empresa que faz SUVs com proposta off-road e um superesportivo.
Já a Yangwang é uma divisão com foco ainda mais luxuoso que Denza e Fangchengbao. A marca tem dois players: o SUV de luxo U8 e o supercarro elétrico U9.
Nossa aposta é de que o Bao 5 (chamado de Leopard 5) e o Bao 9 sejam os primeiros a chegar, importados, também em 2025.
O jornalista viajou a convite da BYD