BYD Song Pro será o primeiro híbrido plug-in flex do Brasil

SUV será o primeiro carro da greentech chinesa a sair da fábrica de Camaçari (BA) com motor flexível; visual também deve mudar

19 nov 2024 - 14h41
(atualizado às 14h51)
BYD Song Pro
BYD Song Pro
Foto: Divulgação

Agora é oficial: o BYD Song Pro será, de fato, o primeiro produto da marca chinesa com motor flex no Brasil. A marca trabalha nas instalações da planta de Camaçari, na Bahia, para lançar no começo do próximo ano uma versão atualizada do modelo já com motorização bicombustível. Ele será o primeiro carro híbrido plug-in flex feito no país.

Já estava confirmado que o Song Pro seria o primeiro BYD nacional. O que restava saber era se o modelo já seria lançado com motor flex - e com o novo visual - ou se ele chegaria a sair da linha de montagem do jeito que vem importado lá de fora. A equipe de reportagem do Terra Mobilidade veio até a China para colher a informação.

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O desenho do SUV deve passar pela reestilização que vimos lá fora. Ele deve ganhar faróis mais afilados e novo para-choque, mas sem perder a grade robusta e a régua prateada na base do capô que une as peças ópticas. As rodas também mudam, mas o desenho deve ter poucas alterações na traseira.

Por dentro há mais mudanças: o seletor de marchas ganha uma peça de cristal, a versão deve receber um teto panorâmico e também haverá novas saídas de ar para os bancos traseiros. Em termos estéticos, todo o desenho do painel também será inédito, incluindo algumas peças com acabamento em prata.

Há chance, inclusive, de o SUV ganhar incrementos na central multimídia.

Motor novo

Importante lembrar que o BYD Song Pro também deve passar a utilizar o sistema hibrido DM-i de quinta geração, já presente no Song Plus - que apesar de usar o mesmo nome, é um carro totalmente diferente (fora do Brasil, o Pro é a geração antiga do Plus).

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Ou seja, o Song Pro nacional deve ser lançado com a união de um motor 1.5 flex, aspirado, a um 100% elétrico posicionado na parte dianteira do automóvel. Lá fora, só com gasolina, são 215 cv - 8 cv a menos que o Song Pro atual vendido em nosso país. Estima-se que a versão brasileira com conjunto flex tenha cerca de 230 cv - quase a potência do irmão Song Plus.

Na China, o Song Pro tem duas opções de bateria: uma de 12,9 kWh e outra com 18,3 kWh. Os preços devem ser mantidos: hoje, o SUV híbrido de entrada da empresa no país é vendido nas versões GL e GS, que custam, respectivamente, R$ 189.800 e R$ 199.800.

O jornalista viajou a convite da BYD.

André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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