Escolhido para estrear a primeira montagem de kits semidesmontados na fábrica reformada (ex-Ford) da BYD, em Camaçari (BA), em março do próximo ano, e de montagem com baixo conteúdo local provavelmente a partir de agosto, o SUV médio chinês BYD Song Pro ganhou em relevância ao se confirmar que vai oferecer a versão com motor flex etanol/gasolina ainda em 2025.
O BYD Song Pro é um híbrido plugável, solução racional e mais adequada frente aos carros elétricos e não apenas em países de dimensões continentais como o Brasil. Trata-se da versão anterior do Song Plus com retoques visuais. Contudo o carro avaliado, GS, é completo.
Inclui entre outros itens freio de estacionamento eletromecânico (sem auto-hold), carregador sem fio para celular (com fio, de difícil acesso), câmera 360 graus e multimídia de 12,8 pol. (Android Auto e Apple CarPlay). Faltam itens como alerta de pontos cegos e frenagem automática, entre outros, que o Corolla Cross tem de série.
Dimensões: comprimento, 4.738 mm; largura, 1.860 mm, entre-eixos, 2.712 mm e altura, 1.710 mm. Motor de 1,5 L, de aspiração natural, em conjunto com motor elétrico, entrega o total de 235 cv e 43 kgf·m. Bateria de 18,3 kW·h proporciona alcance elétrico de até 68 km, um pouco limitado em cidades grandes, mas o motor térmico está ali para garantir independência de tomadas. Aquele alcance muito silencioso, no entanto, cai drasticamente ao se exigir um pouco mais do acelerador.
O desempenho tanto em cidade quanto em estrada é o ponto alto do modelo com respostas imediatas ao acelerador. Volante sensível, além da conta, todavia o comportamento em curvas nada deixa a desejar, levando em conta a maciez das suspensões e capacidade de absorver buracos, lombadas e pisos irregulares. Preço: R$ 199.800.