Calmon: Ferrari 12Cilindri resgata passado do Grã-Turismo V12 com maestria

Poucas vezes se pode ver uma amálgama de forma e função tão competente entre saudosismo e modernismo como no novo cupê da Ferrari

27 mar 2025 - 06h04
Ferrari 12Cilindri
Ferrari 12Cilindri
Foto: Ricardo Moriah / Guia do Carro

Ferrari 12Cilindri resgata passado com maestria. Poucas vezes se pode ver uma amálgama de forma e função tão competente entre saudosismo e modernismo. O mais novo cupê de dois lugares (depois, um conversível) da icônica marca italiana, nascida em 1947, já está na loja oficial em São Paulo (SP), mas entregas só dentro de dois meses.

A Ferrari desenhou o 12Cilindri internamente, como tem feito há muitos anos, no estúdio comandado por Flavio Manzoni, sem colaboração de mitos do passado, a exemplo de Giovanni Pininfarina ou Nucio Bertone. Enquanto a frente remete ao mítico 365 GTB4 Daytona (1968-1973), o óculo traseiro tem desenho bastante inusitado, o que levou ao uso de uma câmera externa para o retrovisor interno. Na traseira, quatro saídas de escapamento, apenas estéticas, pois as reais não são visíveis. Há também flaps retráteis.

Publicidade

O interior conta com bancos conchas, obviamente rígidos, e regulagens elétricas. Teto solar de vidro, maçanetas substituídas por botões elétricos e partida do motor na parte baixa do aro vertical do volante, por botão discreto e sensível ao toque. Acabamento impecável em Alcantara, três telas, inconfundível pedaleira da marca e atmosfera interna perfeita completam o refinado interior. Mas navegação exige cabo para Android Auto. Pormenor de classe: chave de ignição encaixa-se com perfeição em nicho, no alto do console, entre os bancos.

Motor dianteiro central é o venerável V12 aspirado, 6,5 litros, com extraordinários 830 cv (9.500 rpm) e 69,1 kgfm (7.250 rpm). Seu ronco atiça corações e mentes. Câmbio automático (DSG) de oito marchas, aceleração 0 a 100 km/h em 2,9 s, velocidade máxima de 340 km/h. Comprimento, 4.733 mm; largura, 2.125 mm; altura, 1.292 mm; entre-eixos, 2.700 mm; massa, 1.560 kg; porta-malas, 270 litros; tanque, 92 litros.

Concessionária única no Brasil, Via Itália ainda não informou preços. Estima-se partir de R$ 7,9 milhões.

Publicidade

Siga o Guia do Carro no YouTube

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações