Calmon: VW Amarok 2025 traz poucas mudanças, mas bom desempenho

Há oscilação exagerada na traseira e a frente afunda demais em terrenos muito irregulares, porém vai muito bem em pisos menos exigentes

22 dez 2024 - 06h00
Volkswagen Amarok V6 2025 Extreme
Volkswagen Amarok V6 2025 Extreme
Foto: VW / Guia do Carro

Depois de 14 anos no mercado, a picape média VW Amarok recebeu pequenas mudanças no ano-modelo 2025. Capô, grade, para-choque, novos faróis full-LED; rodas redesenhadas (só na versão de topo); para-choque traseiro tripartido e visual das lanternas.

No interior, retoques no acabamento e nova tela multimídia de 9 pol. Continua o motor turbodiesel V-6, 3,0L, 258 cv (com overboost 272 cv por 10 s), 59,1 kgf·m, câmbio automático de 8 marchas, (sem reduzida). Acelera de 0 a 100 km/h em ótimos 8 s, superior à média do segmento.

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Dimensões: comprimento, 5.350 mm; largura, 2.228 mm (com espelhos); altura, 1.851 mm; entre-eixos, 3.097 mm; caçamba, 1.280 litros; carga, 1.104 kg e tanque, 80 L.

No uso diário, o ponto forte é a disposição do motor, especialmente em rodovias e na integração com o câmbio, embora em certos regimes um pouco mais ruidoso. Há baixa rolagem da carroceria em curvas de raio longo e freios têm boa modulação, mesmo andando mais rápido. No modo automático dos faróis não é possível usar os faróis de neblina.

Já no fora de estrada, a pouca altura do solo (245 mm) faz com que em pequenos obstáculos a picape raspe no chão, o que o grande entre-eixos acentua. Ângulos de entrada, 27 graus, central, 23 graus e de saída, 24,8 graus não são muito favoráveis.

Há certa oscilação exagerada na traseira e a frente afunda demais em terrenos muito irregulares. Entretanto, vai muito bem em pisos menos exigentes, onde se pode andar em velocidade maior. Na média, as suspensões recebem boa nota. Bancos dianteiros são muito confortáveis e com ótimo apoio lateral.

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Inexistência de reduzida é um problema em certos momentos, no caso de terrenos muito difíceis. Perfil dos pneus (225/60 R18) são inadequados, neste caso. Mas o acionamento eletrônico de bloqueio do diferencial traseiro funcionou eficientemente. Já a direção hidráulica, por óbvio, perde para concorrentes com assistência elétrica.

Preços: R$ 313.990 a R$ 354.990.

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Nota do Autor: a todos os leitores(as) feliz Natal e um ano de 2025 turbinado. É tempo de dar uma parada e volto ao volante na segunda semana de janeiro.

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