A nova geração do Chevrolet Aveo, um hatchback menor do que o Chevrolet Onix, foi confirmada pela GM para alguns mercados latino-americanos, começando pelo México. Mas, apesar de ser uma opção mais acessível do que o Onix, trata-se de um carro que não serve para o mercado brasileiro. Por que?
O novo Chevrolet Aveo deve ter mais do que os 4,039 m da antiga geração. Portanto, terá um porte muito próximo ao do Chevrolet Onix, que mede 4,163 m. Segundo a GM, o novo Aveo “se destaca pela oferta em termos de design, conforto e segurança”.
A ideia foi dar aos mexicanos um carro acessível e bonito. O Chevrolet Aveo Hatchback tem linhas elegantes e chega ao mercado em 2023 como linha 2024. A grade dianteira combina cromado e preto brilhante, as rodas têm dois tons e os faróis trazem luzes diurnas de led integradas. São detalhes que já estão presentes no Onix nacional.
O motor deve ser 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv de potência e 135 Nm de torque. Também não serviria para o Brasil, onde os motores 1.0 são escolhidos devido à menor tributação.
No Brasil, o Chevrolet Aveo poderia ser uma opção mais moderna aos subcompactos Fiat Mobi e Renault Kwid, mas os investimentos para sua fabricação seriam muito grandes. Para além disso, a margem de lucro para essa categoria de carros é baixa.
Para a Chevrolet Brasil, portanto, é mais interessante focar no aprimoramento dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker, no lançamento da Nova Montana e na próxima geração do Chevrolet Spin, que deverá ser produzido na Argentina. Quanto à importação, é mais vantajoso importar carros como o Chevrolet Equinox, que tem valor maior e deixa boa rentabilidade.