“Parem as máquinas”, gritavam antigos jornalistas da era dos impressos quando uma notícia extraordinária chegava às redações. As máquinas eram as impressoras rotativas. No mundo digital é mais difícil surpreender. Mas a GM surpreendeu em sua festa de 100 anos ao encerrá-la com o desfile de um Chevrolet Spark EUV – um carro 100% elétrico de baixo custo fabricado na China.
Não foi só uma imagem para ganhar as redes sociais digitais e a internet. Foi a demonstração clara de que a GM do Brasil decidiu enfrentar a BYD no ainda incipiente mercado brasileiro de carros elétricos (60 mil unidades em 2024).
Bem, se a BYD, que não tem história nenhuma no Brasil, é capaz de vender carros elétricos baratos, por que a poderosa General Motors – com 100 anos de história no país – não conseguiria? O recado foi claro: a Chevrolet não vai deixar de bandeja, para uma marca chinesa, o segmento mais promissor do mercado automotivo. Está na briga.
Mas ainda resta saber como. O carro misterioso que apareceu no final da festa do centenário é um Chevrolet Spark EUV, que é uma variação do Baojun Yep Plus. Esses carros usam a mesma plataforma na China e a GM está envolvida porque a Baojun é uma marca da sociedade SAIC-GM-Wulling.
A Baojun foi criada em 2010 para ser uma alternativa barata às marcas Buick e Chevrolet (ambas da GM) e destinada ao mercado chinês. O Baojun Yep Plus é a versão de quatro portas do Baojun Yep, um crossover urbano de duas portas. O Chevrolet Spark EUV é o mesmo carro, porém usa esse nome para exportação.
Talvez ninguém se interesse por um Baojun elétrico no Brasil, mas por um Chevrolet elétrico e barato certamente haverá grande interesse. O carro mede 3,99 m de comprimento, tem 2,56 m de entre-eixos e, apesar da silhueta, tem motor elétrico traseiro e tração traseira.
A potência é de 75 kW (101 cv) e a bateria de 42 kWh de capacidade permite um alcance de 400 km (ciclo chinês). A velocidade máxima é de 150 km/h, a suspensão é elevada, a posição de dirigir é “altinha” e aí estão todos os elementos para um carro elétrico urbano fazer sucesso em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e tantas outras.
Como todo veículo moderno, o Chevrolet Spark EUV tem painel digital, tela multimídia, câmera 360 graus e itens de assistência à condução. Mas esses detalhes dependem do posicionamento que a GM vai dar ao carro.
O preço terá como alvo o BYD Dolphin original, que está custando entre 160 mil e 185 mil reais no Brasil. Mas preço é estratégia. E ainda não se sabe se a GM vai importar ou montar o seu carro elétrico barato no Brasil. A montagem é mais provável, para fugir das tarifas de importação. O carro já roda em testes no país há algum tempo e pode estrear como importado para depois ganhar produção nacional.
Quanto ao nome Spark, embora não seja popular no Brasil, deve ser mantido. A tendência é que a GM utilize nomes globais nessa nova fase de avanço da eletrificação, que vai continuar, apesar do corte de incentivos do governo Trump nos Estados Unidos.
Tudo sobre o simpático carro elétrico que a GM revelou no final da festa do centenário ainda é especulação. Mas uma coisa é certa: a Chevrolet continua focada num futuro zero emissão e elétrico, embora a realidade do mercado tenha reintroduzido os carros híbridos em seu cenário de médio prazo.