Uma postagem no perfil da Chevrolet no Instagram colocou em evidência dois carros muito amados pelos brasileiros: o Onix e o Gol, da Volkswagen. Num post que trata da despedida do Volkswagen Gol após 42 anos de mercado, o Chevrolet Onix diz que eles foram "concorrentes sim, inimigos nunca".
Após essa frase, o post diz o seguinte: "O Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada".
Foi uma homenagem bonita e ao mesmo tempo inteligente da GM (dona das marcas Chevrolet e Onix). Por um lado, rendeu homenagem a um carro que foi durante 27 anos seguidos líder de vendas (1987 a 2013). Por outro, mostrou que ele (e não o VW Polo Track) é o legítimo herdeiro do legado do Gol.
Assim como o Volkswagen Gol, o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil (2015 a 2020). O Gol fez sucesso porque conseguiu entregar robustez, praticidade, valor de revenda e ótimo conjunto motor/câmbio num formato acessível: o carro hatchback.
Durante anos todas as marcas concorrentes tentaram fazer o seu próprio "Gol". A Chevrolet fez sucesso com o Corsa e nem tanto com o Celta. A Ford tentou com o Fiesta, mas só acerttou a mão no Ka de segunda geração. A Fiat foi dura rival com o Uno e principalmente com o Palio; depois acertou novamente com o Argo.
O Chevrolet Onix, por sua vez, fez sucesso porque, no mesmo formato do Gol, introduziu multimídia e câmbio automático no segmento de hatches compactos. Mas não foi tão revolucionário como o Hyundai HB20, que elevou o nível da categoria.
A bem da verdade, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix nunca foram grandes rivais entre si. Quando o Onix passou a ser o queridinho dos brasileiros, o Gol já estava em decadência. Mas a homenagem e o oportunismo da Chevrolet, ao fazer esta postagem no Instagram, foi válida, bonita, delicada e inteligente.