A transformadora italiana Caselani apresentou o Berlingo 2CV Fourgonette, recriação da clássica versão utilitária do 2CV, lendário modelo da marca francesa. Trata-se de um kit com estilo vintage que vai estar disponível nas versões furgão e van para passageiros, e que pode ser usado com todas as motorizações do Berlingo, incluindo a elétrica.
"Estamos muito orgulhosos pelo fato de o nosso ‘best-seller’ Berlingo ter sido modificado pela Caselani, inspirando-se no icónico 2CV Fourgonnette que marcou a história da Citroën e do automóvel”, declarou Pierre Leclercq, diretor de estilo da Citroën. “O design começou a ser definido nos estúdios da transformadora, sendo que a partir daí começamos a trabalhar em conjunto no projeto. O trabalho foi acompanhado pelos nossos designers, para garantir que não se reinterpretasse o 2CV Fourgonnette de forma demasiadamente literal e que o resultado tivesse os genes reais da Citroën. O tratamento das superfícies e os volumes foram feitos a partir de ferramentas digitais, com as quais estamos habituados a trabalhar, o que dá ao veículo um toque moderno", completou.
O Berlingo 2CV Fourgonnette é a representação moderna do mítico 2CV AU (as duas últimas letras se referiam a “veículo utilitário”, em francês), lançado em 1951 e que obteve um sucesso considerável em sua época, com mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos, incluindo o seu descendente 2CV AZU de 1954.
A dianteira do Berlingo foi completamente redesenhada para adotar as características visuais do antigo 2CV. Para-lamas e os para-choques foram substituídos por novas peças de fibra de vidro adaptadas à estrutura, fixadas por clipes e parafusos. A montagem destes elementos é realizada nas instalações de Caselani no norte de Itália.
O capô curvo em V é mais estreito na parte inferior, como no modelo clássico. Ao centro, a famoso logótipo estriado em relevo impõe-se sobre a quase totalidade da superfície. Os faróis redondos estão parcialmente deslocados do capô do motor, ao contrário dos faróis originais. Uma interpretação mais moderna com elementos que são parte integrante do veículo como um todo.
A grade é facilmente reconhecível pela sua parte superior côncava, um elemento atraente e icônico do 2CV AU. Os grandes chevrons cromados (a assinatura da marca na época e que retornou modernizada), estão em destaque, colocados bem ao centro da grade, com o intuito de fazê-los sobressair ainda mais. Todos estes elementos moldam a identidade da fourgonnette, ligando-a à história e reputação da Citroën.
As laterais e as portas traseiras, bem como o teto, estão cobertas com uma segunda “pele” que cobre a carroçaria do Berlingo. Estes elementos em fibra de vidro, que imitam a chapa ondulada do 2CV e que eram um detalhe distintivo da fourgonnette, hoje são apenas decorativos (originalmente tinham a função de assegurar a rigidez da estrutura). Os elementos estriados e o teto elevado e redesenhado são uma escolha estética para destacar o compartimento de passageiros da área de carga do veículo, uma característica já visível na antiga fourgonnette.
Na época, o 2CV Fourgonnette agitou o seu segmento graças ao seu visual e ao seu desempenho. A versão comercial era capaz de atingir velocidade média de 40 km/h a 50 km/h e de transportar até 250 kg de mercadorias (além do condutor), com um volume útil de 1,88 m³.
Hoje, o tradicional ronco do motor de dois cilindros e o orifício na grade para a manivela de partida não estão presentes, e, naturalmente, o Berlingo 2CV Fourgonnette oferece o melhor da atualidade em termos de conforto, espaço, modularidade e segurança.
O Berlingo 2CV Fourgonnette pode transportar três pessoas (cinco na versão de passageiros), desloca-se com muito maior rapidez, e é bem maior, como comprovam a sua capacidade de carga, que quadruplicou para 1 tonelada, e o seu volume útil, que quase triplicou para 4,4 m³.
Prático e ágil graças às suas dimensões compactas, oferece, no entanto, espaço a bordo ao mais alto nível, o que faz deste veículo comercial uma ferramenta ideal para profissionais e comerciantes.
Para facilitar a condução, carregamento e manobras, o Berlingo Van oferece até 18 tecnologias de assistência à condução e quatro de conectividade, tais como o head-up display colorido, indicador de sobrecarga e alerta de tráfego cruzado traseiro, bem como funções como Active Safety Brake, controle de estabilidade do reboque, Grip Control com Hill Assist Descent e o monitor de ponto cego.
A versão comercial está disponível com o motor Diesel 1.5 BlueHDi e com o 1.2 PureTech a gasolina, podendo receber câmbio automática EAT8 e contando, até, com uma versão elétrica com uma autonomia máxima de 275 km sem ruídos e vibrações, sem perder nada em volume útil de carga e com capacidade para se recarregar até 80% da bateria em 30 minutos em um posto de carregamento público.