A Stellantis, por meio de sua marca Citroën, anunciou o que muita gente já esperava: ela vai vender o microcarro elétrico Ami, que vem registrando bons resultados na Europa, no Brasil e em outros mercados da região.
O anúncio preliminar foi divulgado na quinta-feira, 27, por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e por Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.
No vídeo, porém, os executivos limitam-se a confirmar a oferta do microcarro no mercado brasileiro e nos dos demais países da América do Sul, mas sem detalhar como será feita essa operação – se por venda, assinatura ou outra forma – e nem se o Ami vai poder ser comprado por pessoas físicas ou somente empresas.
Na gravação, os executivos dizem que a flexibilidade do Ami vai permitir à empresa oferecer o microcarro a diversos clientes. “Condomínios, supermercados, centros de distribuição, shoppings, aeroportos”, afirmam.
O Citroën Ami é equipado com motor de 6 kW que garante autonomia de até 80 km (de acordo com o ciclo europeu), e tem seu próprio cabo de energia, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, e a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.
Para quem já está empolgado com o visual simpático do microcarro, é importante lembrar que, pela legislação, o Ami não é um carro e sim um quadriciclo. Assim, ele terá circulação restrita a ambientes urbanos.
Com capacidade para dois ocupantes e espaço para cerca de 70 litros de bagagem, o Citroën Ami possui 2,41 m de comprimento e 1,36 m de largura.