Citroën Basalt estreia e breve com motor 1.0 turboflex

Inédito SUV-cupê terá o motor Turbo 200 da Stellantis com tecnologias modernas e câmbio CVT; modelo será lançado no final deste mês

19 set 2024 - 18h17

O lançamento do Citroën Basalt no Brasil está cada vez mais próximo. As vendas terão início no último trimestre. Como a estreia está próxima, a marca francesa tem divulgado "pílulas" sobre o inédito SUV-cupê.

A mais recente confirma o motor 1.0 turboflex. Trata-se do mesmo já disponível no C3 You!, lançado em agosto, no C3 Aircross, nos novos Peugeot 208 e 2008 e nos Fiat Fastback, Pulse e Strada, com até 130 cv de potência.

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No comunicado, a Citroën exalta aspectos inovadores do motor Turbo 200. Por exemplo, o comando de válvulas MultiAir III, o turbocompressor refrigerado com wastegate elétrica e injeção direta de combustível.

Tal como nos demais modelos, a potência é de 130 cv e o torque máximo alcança 20,4 kgfm. O motor vem com o câmbio automático CVT que simula sete marchas. Por ora, não há dados de desempenho do Basalt.

Da mesma forma, a Citroën ainda não revelou detalhes sobre as versões de entrada do inédito SUV-cupê. Por enquanto, sabe-se apenas que ele será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, ao lado dos irmãos C3 e Aircross.

Citroën Basalt promete cabine gigante

Já disponível nas lojas da Índia, ele promete chegar competitivo ao mercado nacional. Por exemplo, o SUV tem 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, além de porta-malas de 470 litros.

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O tanque de combustível tem 45 litros, a suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira utiliza barra de torção transversal. A direção tem assistência elétrica e os freios são a disco na dianteira e tambores atrás.

Em relação à mecânica, o Citroën Basalt indiano tem opção de motor 1.2 PureTech de 82 cv e 11,7 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas para a versão de entrada. Nos modelos de topo de linha, motor turbo com 110 cv e 19,3 kgfm, e caixas manual ou automática, ambas com seis marchas - o torque chega a 20,9 kgfm.

No Brasil, o SUV deverá ter versão básica com motor 1.0 flex da Fiat, de três cilindros, seis válvulas e 71 cv - este deve vir com câmbio manual.

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