Depois de Classe A e Classe B, a Mercedes-Benz lança no Brasil mais um integrante da família de compactos com objetivo de conquistar novos clientes . Por R$ 150.500, as primeiras unidades do “Mercedes que talvez seu pai não dirigiria” chegam apenas com pacote completo de equipamentos, mirando um público jovem, bem-sucedido e que se importa com aparência e exclusividade. E o CLA 200 Turbo First Edition (Primeira Edição) entrega isso tudo aliado a esportividade e boa performance.
Nesta versão, o CLA vem equipado com propulsor de 156 cavalos de potência, que acelera o veículo a 100 km/h em 8s5 e proporciona velocidade máxima de 223 km/h (limitada eletronicamente). A fabricante pretende trazer propulsores mais potentes para o modelo, mas este será o básico. Embora na Europa exista uma opção abaixo, de 122 cv, o cliente brasileiro não tem esse perfil, segundo informou a montadora.
O motor 1.6 litro turbo vem alinhado a uma transmissão automática com dupla embreagem de sete velocidades - que era usada apenas em modelos esportivos da linha AMG. Com isso, o volante também ganhou as “borboletas” para troca manual de marchas e desempenho esportivo. Já guiada pelo modo ECO, que almeja diminuir o consumo de combustível, a transmissão alcança a sétima velocidade rapidamente, com giro perto de 1 mil RPM. Mesmo assim, a resposta a variações de pressão no pedal é exemplar, sem lentidão em retomadas. O modo econômico também conta com sistema start/stop, que “desliga” o motor e controla a potência do ar-condicionado em paradas
Com esse conjunto, a suspensão trabalha melhor no CLA do que no hatch Classe A, que sofre mais nas estradas brasileiras e entrega menos prazer na condução. Entre os equipamentos que ajudam o motorista, estão um limitador de velocidade, facilmente acionado abaixo da alavanca da seta, na esquerda. O sistema deixa o piloto despreocupado com os radares, que aparecem de 5 em 5 quilômetros no Rodoanel, onde o teste foi feito. Mas se em uma emergência houver necessidade de acelerar, basta pisar até o fundo que o Speedtronic entra em modo suspenso e só volta a limitar a velocidade depois que ela cai abaixo do limite estabelecido.
Com 4,63 metros de comprimento e 2,03 de largura, bem desenhados aerodinamicamente, o tamanho é bastante próximo ao atual Classe C – por isso mesmo que ele virou um cupê, para não rivalizar com o irmão “maior”. Ao olhar no espelho retrovisor o que mais se destaca é a linha lateral curva das janelas. A sensação é de que o próprio ar em movimento moldou essa forma. O lado negativo é que a visibilidade para o motorista diminui um pouco, exigindo movimentos de cabeça para visualizar pontos cegos na lateral.
O interior é predominantemente preto com prata. A esportividade é ressaltada pelo formato do banco inteiriço e revestido em couro, mas o ajuste é manual tanto para o motorista, quanto para o passageiro. O console central não tem manopla de câmbio, que está na alavanca ao lado direito do volante. A única coisa que distoa no desenho do painel é o monitor de 17 cm colocado logo acima das saídas de ar estilo “turbinas” de avião. O display não é sensível ao toque, e para controlar o sistema multimídia, acesso ao telefone e o GPS, é preciso girar um botão na parte debaixo do console central.
Por R$ 150 mil, a Mercedes-Benz aposta no valor de exclusividade do modelo e na sua presença marcante. Mas o valor deve cair nos próximos meses, com a chegada de versões menos equipadas – o teto-solar panorâmico é um dos itens que podem se tornar opcionais. Embora a Mercedes-Benz diga que o cupê compacto é uma nova categoria de veículos, suas rivais alemãs também têm opções similares, como o Audi A3 Sedã, que começou a ser vendido este mês por R$ 116 mil, e o BMW Série 2, que desembarca no Brasil ainda neste ano. No quesito preço, o CLA 200 First Edition ainda perde para o Classe C (a partir de R$ 125 mil) e BMW Série 3 (a partir de R$ 119 mil).
Ficha técnica
Mercedes-Benz CLA 200 Turbo 1st Edition
Motor: 1.595 cm³ (4 cilindro em linha)
Potência: 156 cv
Câmbio: 7G DCT
0-100 km/h: 8s5
Vel. Máxima: 223 km/h
Pneus: 225/40 R18
Porta-malas: 470 litros
Peso: 1.430 kg
Itens de série: airbags dianteiros, laterais e de joelho para motorista e passageiro, banco esportivos em couro, computador de bordo, conectividade via Bluetooth, freio de estacionamento elétrico, freios adaptive brake (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HSA), direção elétrica, acabamento do volante em couro, sensor de chuva, teto slar panorâmico, controle de cruzeiro, aviso de perda de pressão nos pneus, GPS, attention assist, ar-condicionado, limpadores de faróis, faróis bi-xenônio, Eco Start/Stop, pneus run flat