O centro de tecnologia da Hyundai-Kia localizado em Namyang, na Coreia do Sul, é utilizado pela empresa para testar os carros que serão produzidos. Adquirido pela Hyundai em 1999, o local conta com diversas tecnologias para desenvolver os veículos.
Entre os destaques do R&D Center está o túnel de vento. Com investimentos de US$ 60 milhões, o equipamento expõe os carros a ventos de até 200 km/h para melhorar a aerodinâmica. De acordo com a Hyundai, desde quando a tecnologia começou a ser utilizada, em 1999, o coeficiente aerodinâmico dos carros da marca diminuiu 20%, gerando uma economia de combustível de 10% nos carros da marca.
Além do túnel de vento, os veículos também passam por testes em diferentes temperaturas, com os carros sendo expostos a -40ºC em alguns casos. Um circuito de cerca de 3 quilômetros com diversos obstáculos também faz parte dos testes.
O circuito possui partes com buracos, ondulações e uma ladeira. A Hyundai realiza no espaço simulações de estradas, ruas com paralelepípedos e testes off-road. A marca ainda faz testes de capotagem e, em média, 100 crash-testes por ano.
Por fim, o R&D Center possui um circuito oval. Na pista, inclinada em 43º, pilotos especializados testam o controle dos carros. De acordo com a Hyundai a velocidade mínima que os veículos precisam para se manter na pista inclinada é de 180 km/h, sendo levados até 220 km/h para os testes em alguns casos.
De acordo com a marca, o centro fica, em média, com 7 mil ou 8 mil carros concorrentes por um determinado período para testar e tentar implantar melhorias nos veículos Hyundai.
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O jornalista viajou a convite da Hyundai