A 3ª edição do festival “O Melhor Comercial do Brasil”, organizado pelo SBT, elegeu na segunda-feira (31/5) o comercial do Novo Fusca, da Volkswagen, o melhor de 2013. A campanha “Brasil 70”, da AlmapBBDO, ficou à frente dos comerciais “Informação”, da Talent para a Ipiranga, e “Céticos”, outra campanha da própria AlmapBBDO para o veículo.
"Brasil 70” utiliza diversas referências aos anos 1970, como a trilha sonora “País Tropical”, na voz de Wilson Simonal, a presença de Mussum, o visual dos atores e o desconhecimento em relação a tecnologias como faróis de LED e Bluetooth.
“Céticos”, parte da mesma campanha, segue a mesma ideia, mostrando personagens como o ex-jogador Rivellino nos anos 1970. Já “Informação” apresenta um homem que tem como única resposta a frase “pergunta no posto Ipiranga”.
O festival O Melhor Comercial do Brasil premia o filme que conquista o maior apelo popular, diferentemente de festivais como o de Cannes ou o D&AD, que priorizam a criatividade.