O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes em 2022. Após um 2021 marcado por uma série de lançamentos e pela crise dos semicondutores, muitas montadoras preparam novidades em diferentes categorias em 2022. Um dos segmentos mais concorridos do mercado é o de hatches compactos, que reúne a maioria dos representantes de entrada das montadoras, e custam menos do que equivalentes de outras categorias. Confira 6 hatches que devem chegar ao Brasil ainda este ano.
1. Citroën C3
Com lançamento previsto para abril, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2022. O novo hatch será produzido em Porto Real (RJ), e utiliza a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Sob o capô, o novo Citroën C3 deve trazer inicialmente o motor 1.0 Firefly de 77 cv de 107 Nm do Fiat Argo e o 1.6 aspirado de 118 cv oferecido no C4 Cactus.
O novo Citroën será a principal ficha da reconstrução da marca francesa no Brasil, que atualmente conta apenas com o modelo C4 Cactus em seu portfólio, além da van Jumpy, que é um veículo comercial. Além do hatch, a montadora francesa também pretende lançar no Brasil um novo SUV compacto e um sedã, ambos derivados do novo C3. A expectativa da Stellantis é a de que a Citroën seja uma das 10 marcas mais vendidas do Brasil.
2. Fiat Argo CVT
Depois da Fiat Strada estrear as versões equipadas com câmbio automático do tipo CVT, será a vez do hatch Argo ganhar a nova opção de transmissão. Assim como na picape Strada, o conjunto mecânico terá a mesma combinação que estreou no SUV Pulse. O motor é o já conhecido 1.3 Firefly de 107 cv e 134 Nm associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas.
Também há rumores de que as versões topo de linha do Fiat Argo poderão ganhar em breve o novo motor 1.0 turbo de 120 cv que estreou no Fiat Pulse. Além disso, outras novidades podem ser a inclusão de novos equipamentos de conectividade e de itens de segurança, principalmente depois da recente nota zero no teste do Latin NCAP. Por outro lado, o hatch não deve ganhar modificações visuais.
3. Honda City
Além do novo Honda City sedã, a montadora japonesa também prepara a estreia da inédita versão hatch do modelo, que será produzida em Itirapina (SP). Apresentado ao público junto com o novo City sedã em novembro, o novo City hatch terá a pré-venda iniciada a partir de fevereiro, chegando oficialmente às lojas até março. No Brasil, ele será o substituto do atual Honda Fit, que deixou de ser produzido no país. Por fora, o modelo conta o mesmo visual da versão sedã até as portas de trás.
Na traseira, o modelo conta com um visual de linhas esportivas, com lanternas de led de aspecto horizontal. Elas invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Sob o capô, o novo Honda City hatch terá o mesmo motor 1.5 aspirado flex que estreou no novo City sedã. Ele oferece 126 cv de potência e 155 Nm de torque, e é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas.
4. Hyundai HB20
Lançado em 2019, o atual Hyundai HB20 terá mudanças importantes em 2022. Já flagrado em testes, o modelo mais vendido da montadora sul-coreana passará por mais uma reestilização. Na dianteira, o HB20 deve ganhar novos faróis e grade dianteira bipartida, com traços inspirados no i20 vendido na Europa. Já a traseira deve ganhar novas lanternas e para-choques. O sedã HB20S deve acompanhar as mudanças estéticas do hatch.
Sob o capô, os modelos HB20 e HB20S devem manter os atuais 1.0 aspirado e turbo. Já o aventureiro HB20X não deve voltar com a reestilização. Única versão do hatch ainda equipada com o motor 1.6 flex de 130 cv, o HB20X acaba de sair de linha oficialmente por conta da baixa demanda pelo modelo e pelas novas regras de emissão de poluentes do Proconve L7.
5. Peugeot 208
Quase dois anos depois de ser lançada no Brasil, a atual geração do Peugeot 208 finalmente trocará o motor 1.6 flex aspirado de 118 cv e 158 Nm pelo 1.0 turbo flex que estreou no Fiat Pulse. O novo motor oferece 130 cv e 200 Nm com etanol, e deve equipar as versões topo de linha do hatch da montadora francesa produzido na Argentina.
Já para as versões de entrada, o 208 pode ganhar o 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 134 Nm que já equipa outros modelos da Fiat. Assim como na picape Strada, o Peugeot 208 também deve oferecer opções de câmbio manual de 5 marchas ou um câmbio CVT. Apesar disso, o modelo não deve trazer novidades estéticas ou na lista de equipamentos.
6. Volkswagen Polo
A reestilização do Polo deve ser o principal lançamento da Volkswagen em 2022 no Brasil. Por fora, a versão brasileira do modelo deve acompanhar parte das mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado na oitava geração do Golf. Na dianteira, os faróis ganharam contornos irregulares, enquanto a grade terá uma barra horizontal de led em algumas versões. Os para-choques também são novos. Já na traseira, as lanternas do Polo nacional devem manter o formato atual, ganhando apenas novos elementos internos.
Por dentro, o hatch ganhará o novo volante da marca e painel digital em todas as versões. Sob o capô, o Polo deve perder o atual motor 1.6 MSI, passando a trazer no lugar o 1.0 TSI com a mesma calibração utilizada no Up, oferecendo 105 cv e 170 Nm. Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Polo deve ganhar airbags de cortina e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma emergencial.