A Toyota revelou oficialmente nesta semana o novo Corolla Cross que disputará a Stock Car Pro Series a partir do ano que vem. Feito sobre a plataforma Audace SNG01, o SUV foi mostrado com a carroceria definitiva para as equipes de engenharia e executivos da Toyota Gazoo Racing. O modelo vai disputar o campeonato ao lado do Chevrolet Tracker e do Mitsubishi Eclipse Cross, inaugurando uma nova era na competição a partir de 2025.
A apresentação oficial aconteceu na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar, que promove a Stock Car. A história da Toyota na Stock Car começou em 2020, quando o atual Corolla sedã estreou no grid da categoria. Desde então, foram 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.
“Com esta aprovação, agora o Corolla Cross Stock Car está pronto para inaugurar uma nova era na categoria. É um momento de evolução na Stock Car, que desenvolveu um projeto dotado de muita tecnologia voltada para competição. Estamos muito felizes em fazer parte desse novo capítulo do automobilismo brasileiro”, diz Daniel Grespan, líder do projeto Toyota Gazoo Racing no Brasil.
Fabricada pela brasileira Magna Compósitos, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. O novo Corolla Cross Stock Car é mais leve, ágil, estável e tecnológico que os carros anteriores da categoria. O visual lembra o modelo de rua, mas há detalhes exclusivos, como um extrator e a grande asa ajustável na traseira.
Novas tomadas de ar para freios e motor, inclusive sobre o capô, reforçam o design para as pistas. O motor passa a ser um 2.1 turbo com aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium. O câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis marchas.
Os novos carros da Stock Car ainda contam com o sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro. Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, dotada de triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod.
Já o conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (ambos projetados especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
No interior, o cockpit tem monitor e painel dotados de dezenas de novas funções, além de uma inédita câmera interna de 360 graus que será utilizada em breve durante as transmissões das corridas da Stock Car Pro Series e por um aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.
“O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Do nosso ponto de vista, o grande desafio nessa nova era é mantermos, ou até melhorarmos, o nível de competitividade da Stock Car. Poucas categorias no mundo conseguem colocar praticamente todo o grid em menos de um segundo”, completa o executivo.
“Apresentamos agora o Toyota Corolla Cross Stock Car com a filosofia de dar aos pilotos e equipes um carro extremamente competitivo, muito ágil, seguro e agressivo”, observa Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech. “Ele é o resultado do emprego de tecnologia de ponta criada por empresas que são líderes em seus segmentos. Estamos orgulhosos do resultado que nossos engenheiros estão obtendo”, destaca Bortoleto.
A sigla SNG01, da plataforma dos carros de corrida, significa “Stock New Generation 01”. Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Desde outubro de 2024, o controle de processos de fabricação utiliza softwares de inteligência artificial de última geração operados pela brasileira Tractian. Motor e suspensão também utilizam elementos de competição, produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts. Especialmente fabricado para a Stock Car, o volante de direção é da holandesa Grid Engineering.