Saiu o resultado do Prêmio Trend Car 2024, iniciativa do Guia do Carro e do Terra para premiar os carros que trazem as maiores inovações para o mercado brasileiro. São 10 carros premiados num universo de 77 modelos que se qualificaram para a disputa.
Oito marcas tiveram carros premiados nesta 3ª edição do Prêmio Trend Car: Peugeot, Volkswagen, Ford, Fiat, Defender, Haval, BYD e BMW. Duas marcas conseguiram conquistar dois prêmios: Ford e Haval (da GWM). Veja abaixo os vencedores de cada categoria e no final os 20 jornalistas que votaram.
Carros a combustão – Nas categorias de carros a combustão o Guia do Carro e o Terra incentivam a melhoria técnica e a acessibilidade ao modelo, com inovações pontuais ou gerais que permitam maiores volumes de venda.
O Peugeot 208 Turbo foi o mais votado na categoria Hatch, com 68,4% dos votos, e nem precisou do 2º turno. Ele trouxe uma grande melhoria técnica ao modelo com preços acessíveis.
Na categoria Sedan, houve uma feroz disputa entre o Nissan Versa e o Volkswagen Virtus, que foram para o 2º turno e terminaram empatados. Ambos foram totalmente renovados. Nos critérios de desempate o Virtus foi eleito.
Outra grande disputa do Prêmio Trend Car 2024 aconteceu na categoria SUV. Ford Territory (totalmente renovado) e Jeep Commander Longitude (versão inédita de entrada) foram para o 2º turno. O Ford Territory venceu com 55%¨dos votos.
Na categoria Pick-up a decisão ficou entre o Ford Ranger (nova geração) e o Ram Rampage (modelo inédito). A Nova Ranger, fabricada na Argentina e agora com motor V6, venceu com facilidade e leva o título de melhor picape com 70% dos votos.
Uma nova categoria estreou este ano: Sport. E a decisão ficou entre dois conceitos diferentes. De um lado o Fiat Fastback Abarth, um esportivo acessível; do outro, o maravilhoso Porsche 911 GT3 RS, um esportivo para puristas. O Fastback Abarth teve a preferência dos jornalistas com 55% dos votos.
Novas tecnologias – Nas categorias de novas tecnologias o Guia do Carro e o Terra incentivam a inovação e a ousadia. Tanto que são 5 categorias, já seguindo a tendência que leva ao futuro dos automóveis, mas aqui os modelos não são separados por carroceria e sim por motorização.
Na categoria Híbrido Leve (MHEV), os carros não têm tração elétrica, mas sim um sistema que ajuda a reduzir as emissões em algumas situações, especialmente na partida do motor. O Defender 130 e o Mercedes A 200 foram para o segundo turno, que apontou a vitória do luxuoso SUV inglês com 56,3% dos votos.
Na categoria Híbrido Full (HEV) os carros têm tração elétrica em alguns momentos, mas não precisam carregar na tomada. O Haval H6 HEV, da GWM, e o novo Honda Civic e:HEV, agora importado, disputaram o 2º turno. A vitória foi do SUV chinês com 55% dos votos.
Na categoria Híbrido Plug-in (PHEV), os veículos podem ter tração elétrica, tração por combustão ou tração híbrida – e são plugáveis. O Haval H6 PHEV, importado da China pela GWM, e o novo Jeep Grand Cherokee 4xe, importado dos Estados Unidos pela Stellantis, disputaram a preferência do júri. Foi uma vitória fácil da GWM com 75% dos votos. O Haval H6 foi o único modelo premiado em duas categorias do Trend Car 2024.
A categoria Elétrico reuniu dois grandes sucessos deste ano: o BYD Dolphin, que revolucionou o mercado e causou pânico nas montadoras concorrentes, e o Renault Megane E-Tech, que inaugurou uma fase mais sofisticada e tecnológica da marca francesa. O BYD Dolphin ganhou o Prêmio Trend Car 2024 com 60% dos votos.
Finalmente, na categoria Elétrico Premium, dois carros de alto valor agregado ficaram para o final: o BMW i7, um sedã inédito totalmente disruptivo, e o Ford Mustang Mach-E, uma releitura de um clássico americano, transformado em crossover. Os dois carros tiveram 50% dos votos. Pelos critérios de desempate, a vitória foi do BMW i7.
Todos os carros vencedores terão a possibilidade de usar o selo “Trend Car 2024”, oferecido pelo Terra e pelo Guia do Carro, durante um ano, além de outras ações de mídia no portal e de um troféu comemorativo à conquista.
Júri feminino – Camila Torres (Guia do Carro), Carol Vilanova (Oficina News), Claudia Carsughhi (Portal Carsughi), Giu Brandão (Mundo Sobre Rodas), Karina Simões (KS 1951), Lucia Camargo Nunes (Via Digital), Luciana Elldorf (CBN Motor), Michelle de Jesus (Michele J.), Milene Rios (Auto Esporte) e Rafaela Borges (On The Road).
Júri masculino – Emílio Camanzi (Carros com Camanzi), Fábio Trindade (Motor 1), Fernando Calmon (Webmotors), Freire Neto (Motores e Ação), Flávio Silveira (Motor Show), João Anacleto (A Roda), Jorge Moraes (UOL Carros), Leandro Alvares (De Carona com Leandro), Paulo Cruz (Auto News) e Sergio Quintanilha (Terra).