Consumidor busca seminovos e usados financiados, mostra pesquisa

Estudo com consumidores que pretendem comprar um carro neste ano mostra que 92% busca modelos usados e seminovos

16 fev 2023 - 15h58
(atualizado às 17h38)
Pesquisa da OLX mostra preferência dos consumidores por usados e seminovos.
Pesquisa da OLX mostra preferência dos consumidores por usados e seminovos.
Foto: Divulgação / Guia do Carro

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site OLX, uma das principais plataformas de compra e venda de automóveis do País, 92% dos consumidores que pretendem adquirir um automóvel neste ano estão interessados em modelos usados (52%) e seminovos (40%). Apenas 8% dos pesquisados declarou interesse em veículos novos.

Ao escolher o futuro carro, os pesquisados disseram que os critérios mais importantes levados em conta são a quilometragem (31%), o custo de manutenção (24%), o consumo médio de combustível (23%) e o valor do IPVA (10%).

Publicidade

“Com um cenário econômico desafiador, o aumento do valor dos automóveis e o alto custo para manter um veículo nos últimos anos, a compra de um carro com valor mais baixo como os modelos usados e seminovos, por exemplo, acaba sendo a solução para a maioria das pessoas que precisam adquirir um veículo e não podem investir em um 0 km neste momento”, explicou Flávio Passos, vice-presidente comercial e de autos da OLX.

A maioria dos pesquisados (92%) pretende comprar um carro usados ou seminovo neste ano.
Foto: OLX / Guia do Carro

A forma de pagamento do carro novo foi outra informação revelada pela pesquisa e 57% dos entrevistados disse que pretende financiar parcialmente (39%) ou integralmente (18%) o valor do veículo. Já 40% dos consumidores disse que pretende pagar à vista, enquanto 3% pretende utilizar leasing ou consórcio.

A pesquisa da OLX foi feita com a participação de 13.471 visitantes do site entre os dias 9 e 11 de janeiro deste ano.

Entre os pesquisados, 57% disse que pretende financiar a compra do futuro carro.
Foto: OLX / Guia do Carro
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações