Acabou para o Chevrolet Onix Plus? Talvez. O sedã automático mais barato da GM custa R$ 96.640 e isso é R$ 7.850 mais caro do que os R$ 88.790 cobrados pelo novo Fiat Cronos automático. É uma guerra de carros automáticos e a Stellantis decidiu jogar pesado no preço. Mas vamos ver se vale a pena comprar o Cronos e não o Onix Plus.
Há duas formas de analisar se vale a pena. Para quem quer gastar menos dinheiro, é preciso considerar se a compra de um carro mais barato compensa perante algumas desvantagens técnicas. Para quem quer o melhor carro, é preciso considerar se a diferença entre os carros justifica a diferença de quase R$ 8 mil.
O Chevrolet Onix Plus começa levando vantagem no porte. Ele é 11 cm maior e (mais importante) tem quase 8 cm a mais de distância entre-eixos, além de ser um tantinho mais largo (apenas 4 mm). De cara, o consumidor pode considerar que o Onix Plus é mais espaçoso.
Porém estamos falando de sedãs – e quem compra um sedã tem necessidade de carregar muitas bagagens. Aqui a vantagem é do Cronos, que tem um porta-malas de 525 litros contra 469 do Onix. São 56 litros de diferença e a carga útil do Fiat também é maior (25 kg).
Quanto ao motor, o Onix Plus usa o 1.0 turbo de 116 cv de potência e 165 Nm de torque com câmbio automático de 6 marchas. O Fiat Cronos Drive usa o motor 1.3 aspirado de 98/107 cv (gasolina/etanol) e 134 Nm de torque com câmbio CVT de 7 marchas.
Claro que o motor Chevrolet é muito mais moderno e dá vantagem ao Onix nas acelerações, retomadas de velocidade e velocidade máxima. A diferença na prova de 0 a 100 km/h é de 1,7 segundo a favor do Onix Plus, que é um sedã mais ágil porque o torque do Chevrolet é maior e surge em baixos regimes de rotação do motor.
Mas aqui entra um ponto bastante favorável ao Cronos: o consumo urbano. Por ser menos potente e mais leve, o Fiat Cronos é mais econômico na cidade – como gasolina ou etanol. Isso pode ser um fator decisivo para quem usa o carro mais no trânsito urbano do que em rodovias. O troco do Onix Plus vem no ciclo rodoviário, onde ele brilha demais com quase 17 km/l de gasolina. Compare os números abaixo.
CICLO | ONIX P. 1.0T | CRONOS 1.3 |
Gasolina cidade | 12,3 km/l | 13,0 km/l |
Gasolina estrada | 16,8 km/l | 15,9 km/l |
Etanol cidade | 8,4 km/l | 9,1 km/l |
Etanol estrada | 12,2 km/l | 11,2 km/l |
Há mais alguns itens que justificam o maior preço do Chevrolet Onix. Ele tem seis airbags e o Cronos tem apenas os dois frontais (obrigatórios). Isso custa dinheiro. O Chevrolet também tem banco traseiro bipartido, o que compensa em parte o porta-malas menor.
Já o Fiat Cronos traz alguns itens interessantes também para o dia a dia: monitoramento da pressão dos pneus (ajuda no consumo), sensor de estacionamento traseiro, ajuste do volante em altura, piloto automático (ajuda no consumo rodoviário), banco do motorista com ajuste de altura, luz no porta-luvas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
Como se vê, é uma decisão difícil. As duas compras são boas. Carro por carro, o Chevrolet Onix Plus é um sedã superior, por ser maior, mais potente, mais seguro e mais econômico na estrada. Mas o Fiat Cronos vai muito bem em itens de praticidade – é mais econômico na cidade, tem porta-malas maior, sensor de estacionamento traseiro e tem um item matador (espelhamento do celular), além de ser quase R$ 8 mil mais barato.
As virtudes de ambos estão colocadas. Como são diferentes, cada consumidor vai decidir o que é melhor para suas necessidades. A favor do Onix, potência e segurança. A favor do Cronos, preço e conectividade.
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Nota do Editor: as fotos desta matéria são de versões superiores e não das versões retratadas no texto