Estacionar o carro com a primeira marcha engatada é uma prática comum entre os motoristas, que acreditam que essa medida impede o movimento do veículo. No entanto, essa não é a melhor opção para garantir a segurança e a durabilidade das peças do carro. De acordo com a especialista em mecânica automotiva Luciana Félix, o ideal é manter o freio de estacionamento ou freio de mão em bom estado, com manutenções preventivas regulares.
“O recomendável é você manter o freio de estacionamento e o freio de mão em bom estado, sempre com manutenções preventivas, para que assim o carro possa parar de forma adequada. Usando sempre esse freio de estacionamento ou freio de mão, você vai gerar mais vida útil na caixa de marcha e na embreagem”, explica Luciana.
Em ruas íngremes, é comum a prática de deixar o carro engatado com as rodas viradas para o meio-fio, além de acionar o freio de estacionamento. No entanto, a especialista alerta que a segurança do veículo depende essencialmente do bom funcionamento do freio de mão.
“O que realmente vai parar o veículo em uma rua íngreme é o freio de estacionamento ou freio de mão em bom estado. É comum os motoristas esquecerem dessa manutenção preventiva e forçarem bruscamente a alavanca, o que pode comprometer sua eficácia”, alerta.
Sobre a dúvida principal, Luciana é categórica: “Se é correto estacionar com a primeira marcha engatada, não é o correto, porque isso não vai gerar vida útil para a caixa de marcha. Mas, se o freio de estacionamento não estiver em bom estado, você deve utilizar a primeira marcha para estacionar o carro, ainda que não seja o ideal”.
Outro hábito comum entre motoristas é manter o carro engatado com a primeira marcha enquanto parados em semáforos. No entanto, Luciana adverte que essa prática também é prejudicial, pois causa um consumo desnecessário da embreagem. “O ideal é deixar o carro no ponto morto e, só quando precisar se locomover, engatar a primeira marcha”, orienta.
Em resumo, para garantir a segurança e a vida útil dos componentes do carro, a melhor prática é sempre utilizar o freio de estacionamento. Para ruas íngremes, a combinação do freio de estacionamento e da primeira marcha pode ser uma opção, mas em locais planos, apenas o freio de estacionamento é suficiente.
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