Eis a Nova Montana. Picape Chevrolet tem inédita caçamba flex

Nova geração do Chevrolet Montana foi oficialmente apresentada pela GM, tem 4,72 metros e inova com caçamba de 874 litros

1 dez 2022 - 18h06
(atualizado em 2/12/2022 às 19h11)
Chevrolet Montana
Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

Acabou a espera: a Nova Montana foi apresentada oficialmente na noite de quinta-feira (1º) e agora a Chevrolet tem uma picape de porte intermediário (entre as pequenas e as médias), subindo de categoria. A nova geração do Chevrolet Montana mede 4,72 m de comprimento e tem cerca de 1,80 m de largura.

Com esse porte, similar ao do Renault Oroch (4,719 m), a Nova Montana é maior do que o Fiat Strada (4,480 m) e menor do que o Fiat Toro (4,945 m). Segundo a GM, “o modelo inaugura um novo conceito de picape médio-compacta, ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e a robustez de uma verdadeira picape”.

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Na verdade, este conceito existe desde 2015 e foi inaugurado pela picape Renault Oroch. Com mais de sete anos de atraso, o Chevrolet Montana chega para conquistar seu espaço e mostra que será um veículo muito competitivo, capaz de tirar vendas das três picapes citadas.

A Nova Montana começará a ser vendida em fevereiro. Um de seus maiores diferenciais será a caçamba de 874 litros. Chamada de caçamba Multi-Flex, ela foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante. Traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento.

Este é um dos pontos fracos do Fiat Toro, o que mostra as pretensões do novo Chevrolet Montana 2023. A caçamba conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga, numa combinação que nenhum outro veículo do mercado oferece.

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

A ideia da Nova Montana é oferecer mais espaço interno do que a Nova Strada (líder geral de vendas no Brasil nos últimos dois), especialmente no banco traseiro (+ 2 cm para joelhos), num porte menor do que a Toro, sendo mais fácil de manobrar (outro ponto fraco da picape Fiat).

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Visualmente, a Nova Montana estreia o mais recente padrão de design global da Chevrolet. A frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em led. A lateral é marcada pela silhueta típica de utilitários, porém conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, para que ele pareça ser mais alto. Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas.

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

A posição de dirigir é baseada no SUV Tracker, da Chevrolet, e é mais alta em relação ao mesmo item do Fiat Strada. O ambiente da cabine é moderno e representa enorme avanço em relação à geração anterior da picape. Segundo a GM, o Chevrolet Montana tem baixo nível de ruídos (ainda não dirigimos o carro). 

A GM não revelou como será a suspensão traseira, mas garante que a estabilidade será boa, estando o veículo vazio ou carregado. Também é um item que precisamos conferir quando a Nova Montana estiver disponível para avaliação do Guia do Carro.

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

O motor escolhido para a Nova Montana foi o 1.2 turbo flex de 133 cv de potência e 210 Nm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas. A calibração do motor é exclusiva para a picape. Segundo a GM, houve um trabalho de “customização” na transmissão, na direção, nos freios, na suspensão e até nos pneus, desenvolvidos especialmente para a Nova Montana.

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Equipamentos e versões

A oferta de equipamentos para a Nova Montana inclui 6 airbags, alerta de ponto cego, faróis full led com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

A Chevrolet está iniciando a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama. O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga.

Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados, conferindo uma identidade própria para cada uma delas.

A Nova Montana Chevrolet tem molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, paralamas e portas. As rodas de 17”, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam o aspecto aventureiro da picape, que tem um visual agradável..

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A central multimídia traz a tela de 8” do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca. A multimídia está na parte superior do painel. Há Wi-Fi a bordo, OnStar e conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, além do aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução.

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

Um dos acessórios disponíveis são as divisórias Multi-Board, composto por quatro peças e diferentes configurações, dependendo do que o usuário quiser carregar. Além do sistema de vedação da capota, há opção de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto.

Consumo e km/l

O melhor número de consumo do Chevrolet Montana é de 7,5 litros de gasolina por 100 km. Isso dá, pelos padrões do Inmetro, 13,3 km/l na estrada. Na cidade, a picape faz 11,1 km/l. Com etanol, os números são 9,3 km/l na estrada e 7,7 km/l na cidade.

Para comparação, o Fiat Strada 1.3 de 107 cv faz 13,9 km/l de gasolina na rodovia. Quando comparado com os modelos maiores, Fiat Toro e Renault Oroch, o novo Chevrolet Montana dá um banho de economia, pois essas picapes fazem em torno de 11 km/l de gasolina na estrada. A GM não divulgou os números de desempenho da Nova Montana.

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Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

Equipamentos de segurança

Airbags frontais, laterais e de cortina

Alerta de frenagem de emergência

Alerta de ponto cego

Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração

Faróis dianteiros Full LED com regulagem de altura

Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência

Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether

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Kit para transporte de PET

Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular

Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

Equipamentos de design

Santo Antônio

Estribo lateral

Extensor do para-choque dianteiro

Rack de teto

Emblema Chevrolet na tampa traseira em alto relevo

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Farol de neblina em LED

Roda de alumínio aro 17

Soleiras de portas iluminadas

Acabamento premium para bancos e painel

Equipamentos de comodidade

Assistente de partida em aclive

Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular

Chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor por botão

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Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade

Computador de bordo com informações do veículo, incluindo monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida últil do óleo

Controlador de limite de velocidade

Direção elétrica progressiva

Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré

Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL

Equipamentos de conectividade

Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente

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Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo

Multimídia MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente

Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo

WiFi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente

Entradas USB tipo A e C

Caçamba Multi-Flex

Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida

Divisórias Multi-Board

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Bandeja, bolsa e caixa organizadora

Porta-objetos nas laterais

Capota marítima de lona com sistema inovador de vedação

Capota marítima rígida elétrica

Entrada USB tipo A e C e de 12V

Extensor de caçamba para o transporte de moto, por exemplo

Rede porta-objetos

Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta

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Iluminação em ambos os lados

Oito ganchos para amarração da carga

Protetor de caçamba

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