Acabou a espera: a Nova Montana foi apresentada oficialmente na noite de quinta-feira (1º) e agora a Chevrolet tem uma picape de porte intermediário (entre as pequenas e as médias), subindo de categoria. A nova geração do Chevrolet Montana mede 4,72 m de comprimento e tem cerca de 1,80 m de largura.
Com esse porte, similar ao do Renault Oroch (4,719 m), a Nova Montana é maior do que o Fiat Strada (4,480 m) e menor do que o Fiat Toro (4,945 m). Segundo a GM, “o modelo inaugura um novo conceito de picape médio-compacta, ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e a robustez de uma verdadeira picape”.
Na verdade, este conceito existe desde 2015 e foi inaugurado pela picape Renault Oroch. Com mais de sete anos de atraso, o Chevrolet Montana chega para conquistar seu espaço e mostra que será um veículo muito competitivo, capaz de tirar vendas das três picapes citadas.
A Nova Montana começará a ser vendida em fevereiro. Um de seus maiores diferenciais será a caçamba de 874 litros. Chamada de caçamba Multi-Flex, ela foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante. Traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento.
Este é um dos pontos fracos do Fiat Toro, o que mostra as pretensões do novo Chevrolet Montana 2023. A caçamba conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga, numa combinação que nenhum outro veículo do mercado oferece.
A ideia da Nova Montana é oferecer mais espaço interno do que a Nova Strada (líder geral de vendas no Brasil nos últimos dois), especialmente no banco traseiro (+ 2 cm para joelhos), num porte menor do que a Toro, sendo mais fácil de manobrar (outro ponto fraco da picape Fiat).
Visualmente, a Nova Montana estreia o mais recente padrão de design global da Chevrolet. A frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em led. A lateral é marcada pela silhueta típica de utilitários, porém conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, para que ele pareça ser mais alto. Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas.
A posição de dirigir é baseada no SUV Tracker, da Chevrolet, e é mais alta em relação ao mesmo item do Fiat Strada. O ambiente da cabine é moderno e representa enorme avanço em relação à geração anterior da picape. Segundo a GM, o Chevrolet Montana tem baixo nível de ruídos (ainda não dirigimos o carro).
A GM não revelou como será a suspensão traseira, mas garante que a estabilidade será boa, estando o veículo vazio ou carregado. Também é um item que precisamos conferir quando a Nova Montana estiver disponível para avaliação do Guia do Carro.
O motor escolhido para a Nova Montana foi o 1.2 turbo flex de 133 cv de potência e 210 Nm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas. A calibração do motor é exclusiva para a picape. Segundo a GM, houve um trabalho de “customização” na transmissão, na direção, nos freios, na suspensão e até nos pneus, desenvolvidos especialmente para a Nova Montana.
Equipamentos e versões
A oferta de equipamentos para a Nova Montana inclui 6 airbags, alerta de ponto cego, faróis full led com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.
A Chevrolet está iniciando a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama. O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga.
Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados, conferindo uma identidade própria para cada uma delas.
A Nova Montana Chevrolet tem molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, paralamas e portas. As rodas de 17”, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam o aspecto aventureiro da picape, que tem um visual agradável..
A central multimídia traz a tela de 8” do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca. A multimídia está na parte superior do painel. Há Wi-Fi a bordo, OnStar e conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, além do aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução.
Um dos acessórios disponíveis são as divisórias Multi-Board, composto por quatro peças e diferentes configurações, dependendo do que o usuário quiser carregar. Além do sistema de vedação da capota, há opção de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto.
Consumo e km/l
O melhor número de consumo do Chevrolet Montana é de 7,5 litros de gasolina por 100 km. Isso dá, pelos padrões do Inmetro, 13,3 km/l na estrada. Na cidade, a picape faz 11,1 km/l. Com etanol, os números são 9,3 km/l na estrada e 7,7 km/l na cidade.
Para comparação, o Fiat Strada 1.3 de 107 cv faz 13,9 km/l de gasolina na rodovia. Quando comparado com os modelos maiores, Fiat Toro e Renault Oroch, o novo Chevrolet Montana dá um banho de economia, pois essas picapes fazem em torno de 11 km/l de gasolina na estrada. A GM não divulgou os números de desempenho da Nova Montana.
Equipamentos de segurança
Airbags frontais, laterais e de cortina
Alerta de frenagem de emergência
Alerta de ponto cego
Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração
Faróis dianteiros Full LED com regulagem de altura
Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether
Kit para transporte de PET
Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular
Equipamentos de design
Santo Antônio
Estribo lateral
Extensor do para-choque dianteiro
Rack de teto
Emblema Chevrolet na tampa traseira em alto relevo
Farol de neblina em LED
Roda de alumínio aro 17
Soleiras de portas iluminadas
Acabamento premium para bancos e painel
Equipamentos de comodidade
Assistente de partida em aclive
Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular
Chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor por botão
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com informações do veículo, incluindo monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida últil do óleo
Controlador de limite de velocidade
Direção elétrica progressiva
Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL
Equipamentos de conectividade
Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente
Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
Multimídia MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente
Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo
WiFi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente
Entradas USB tipo A e C
Caçamba Multi-Flex
Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida
Divisórias Multi-Board
Bandeja, bolsa e caixa organizadora
Porta-objetos nas laterais
Capota marítima de lona com sistema inovador de vedação
Capota marítima rígida elétrica
Entrada USB tipo A e C e de 12V
Extensor de caçamba para o transporte de moto, por exemplo
Rede porta-objetos
Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta
Iluminação em ambos os lados
Oito ganchos para amarração da carga
Protetor de caçamba