Elon Musk na pior: comprar carros Tesla ficou brega

Tesla está planejando revelar seu robotáxi autônomo no estúdio da Warner Bros., em meio à ampla polêmica na indústria

27 set 2024 - 06h52
Resumo
Tesla planeja revelar seu próximo robotáxi autônomo, chamado de Cybercab, no estúdio da Warner Bros em Burbank.
Elon Musk na pior: comprar carros Tesla ficou brega
Video Player

No final de agosto, a Bloomberg relatou rumores de que a montadora elétrica Tesla planeja revelar seu próximo robotáxi autônomo — que deve se chamar Cybercab — no dia 10 de outubro, no estúdio da Warner Bros. em Burbank. Este veículo será, supostamente, projetado especificamente para funcionar apenas como um táxi autônomo. Como tal, não conterá acelerador, pedais de freio ou volante, e será chamado por meio de um aplicativo especial da Tesla. Há cerca de uma semana, fontes compartilharam uma imagem de um pequeno veículo amarelo-canário circulando pelo estúdio da Warner, seguido por veículos de produção da Tesla, levando alguns a sugerir que se tratava de um robotáxi camuflado.

Exageros, confusões e promessas não cumpridas em relação à revelação e produção de futuros produtos da Tesla — um caminhão “semi”, um novo roadster esportivo, um veículo de entrada, esse robotáxi — são tão frequentes que se tornaram um procedimento padrão. Mas, se avançar, o lançamento global de um novo Tesla na Warner certamente levantará sobrancelhas em Hollywood e atrairá escrutínio em relação ao relacionamento amigável entre o cada vez mais controverso CEO da montadora, Elon Musk, e o executivo-chefe da Warner, David Zaslav.

Publicidade

“Elon é muito direto, e suas opiniões políticas não são populares na indústria do entretenimento”, diz Debbie Levin, CEO da Environmental Media Association (EMA).

O status atual da marca em Hollywood é particularmente notável quando comparado a uma década atrás, quando os produtos da Tesla começaram a penetrar na indústria. “A Tesla se tornou o carro ‘It’ em termos de eletrificação”, diz Levin. “Se você pudesse gastar US$ 100 mil em um carro, essa era uma maneira de mostrar que você se preocupa com o meio ambiente.”

Mudanças estão ocorrendo agora no comportamento de compra dos consumidores locais. “Certamente vimos as vendas caírem significativamente na Tesla este ano”, diz Kim, citando uma queda de quase 25% nas vendas apenas neste trimestre na Califórnia. Isso é notável não apenas porque a marca está perdendo participação de mercado para montadoras de luxo estabelecidas como Audi, BMW e Mercedes, além de novas e atraentes empresas como Polestar, Lucid e Rivian, que diversificam suas ofertas de veículos elétricos, mas também porque, em um mercado de EV em expansão, a Tesla está encolhendo. 

“Apesar de todas as manchetes, as vendas de EV ainda estão crescendo. Elas apenas não estão crescendo na mesma velocidade que antes. Mas a Tesla está realmente perdendo vendas”, diz Kim. “Na verdade, a Tesla é uma das poucas montadoras de EV que tem perdido volume, não apenas participação de mercado.”

Esse declínio pode ser correlacionado com a recente guinada à direita de Musk. “A rejeição à Tesla disparou recentemente e continua entre os democratas. Eles não querem nada a ver com a Tesla”, diz Alexander Edwards, presidente da Strategic Vision, uma consultoria baseada no sul da Califórnia que realiza centenas de milhares de pesquisas psicográficas detalhadas com compradores de carros novos anualmente. “E não há republicanos ocultos comprando esses carros. Isso simplesmente não existe.”

Publicidade

Fonte: Hollywood Reporter

Assista o vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista e fundador de Homework. Se você curtiu esse vídeo, assine sua newsletter e receba todo dia útil um post exclusivo. Conheça: andreforastieri.com.br

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se