A Embraer mostra pela primeira vez no Brasil o novo Legacy 500 durante a Labace, principal feira de aviação executiva da América Latina. O jato apareceu pela primeira vez em maio deste ano na Suíça e agora está exposto em São Paulo, até a próxima sexta-feira. Além da novidade, a fabricante brasileira expõe outros modelos da sua frota, como o Lineage 1000, um dos mais caros do mercado, que custa cerca de US$ 55 milhões.
De acordo com a empresa, o Brasil é atualmente o segundo país que mais compra jatos executivos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com dados dos últimos três anos. É neste mercado crescente que vai se inserir o Legacy 500, que será a primeira aeronave da marca a contar com sistema de comando de voo totalmente eletrônico, chamado de fly-by-wire. O novo jato tem previsão para operar no primeiro semestre de 2014 e custa cerca de US$ 20 milhões. Algumas unidades já estão encomendadas inclusive no Brasil.
Outro destaque da Embraer na feira é o Lineage 1000, com um novo interior, ainda mais luxuoso. O modelo é basicamente um avião comercial (E-190) transformado para uso particular. São 70 metros quadrados de área e cinco ambientes. “A entrada é na cozinha e sala de jantar, como se fosse a sua casa”, explica Ricardo Carvalhal, executivo de estratégia de produtos. As portas eletrônicas que isolam os ambientes são acionadas com um simples toque.
De acordo com Carvalhal, atualmente 14 aeronaves deste tipo voam no mundo – nenhuma no Brasil. “Nossos principais mercados são o Oriente Médio e a China”, afirma. O Lineage 1000 custa a partir de US$ 53 milhões e pode chegar a U$ 55 milhões, se o cliente quiser alguns opcionais, como internet, chuveiro e mais equipamentos na cabine de comando.
A Embraer também mostra na Labace seu avião mais “popular” no Brasil, o Phenom 100, que responde por cerca de 10% dos 770 jatos executivos em operação localmente. O modelo, que custa US$ 4,1 milhões, ganhou novos opcionais e 11 configurações de interior diferentes. Além dele, estão expostos o seu irmão maior Phenom 300 (US$ 9 milhões) e o Legacy 650 (US$ 30 milhões).