Com o aumento da preocupação com segurança, a aquisição de veículos blindados usados está se tornando uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores. De olho em um segmento que cresceu 13% no último ano, a Carbon, líder no segmento de blindagem civil no Brasil, acaba de inaugurar dois novos pontos de atendimento no Rio de Janeiro (RJ), nos bairros da Barra da Tijuca e de Botafogo.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor atingiu um novo marco em 2023, com a blindagem de 29.296 veículos. Em 2024, a Carbon estima chegar a 4.800 carros blindados, um crescimento de 40% em relação a 2023. No total, a frota brasileira de carros blindados chega a quase 340 mil carros.
Os dois showrooms contam com infraestrutura semelhante a de uma concessionária de luxo. A unidade localizada na Barra da Tijuca ainda conta com serviço de pós-venda, que inclui estrutura para realizar pequenos reparos nos veículos blindados. Além disso, a unidade contará com uma área de atendimento e espaço dedicado à checagem e controle dos veículos antes da entrega.
De acordo com Everton Kurdejak, vice-presidente da Carbon, a escolha dos dois locais foi estratégica pelo número de clientes nas zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro. Durante a inauguração, foi exposta uma unidade do Volvo C40 blindada no nível III-A com 400 marcas de tiros dos testes de segurança e homologação de blindagem.
A Carbon é a blindadora oficial global da Volvo, e exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina, além de atender o mercado nacional. Além disso, a empresa também é certificada pelas marcas Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e foi a pioneira na blindagem de veículos elétricos, com um Tesla Model S em 2016.
Como a empresa conta com uma fábrica própria de vidros blindados, o prazo de entrega leva em torno de 22 dias úteis, menos do que a média do segmento. O preço da blindagem varia de acordo com os materiais utilizados, o tamanho do carro e o nível de proteção – que pode ser até III-A para civis, protegendo contra tiros de calibre 9 mm e até .44.
“A expansão para o Rio de Janeiro não representa apenas um movimento estratégico, mas também nossa dedicação em oferecer o que há de mais avançado em tecnologia de blindagem e segurança”, destaca Lincoln Reis, sócio-fundador e chairman da Carbon. Para o estado do Rio de Janeiro, a expectativa é de blindar uma média de 100 carros por mês.
“Como carioca, sinto um orgulho especial de poder levar ao Rio de Janeiro, um mercado tão importante para a Carbon, toda a experiência que adquiri nesses mais de 30 anos empreendendo em São Paulo”, finaliza Lincoln.