Estradeiro de R$ 245 mil, Iveco Tector tem autonomia para rodar 2.800 km

Equipado com dois tanques de alumínio – um de 300 e outro de 400 litros –, Iveco Tector Stradale pode rodar até 2.800 quilômetros sem ser abastecido

7 dez 2013 - 09h00
(atualizado às 10h35)

Como o próprio nome diz, o Iveco Tector Stradale (estrada, em italiano) é um caminhão feito para rodar longas distâncias e tem longa autonomia. Equipado com dois tanques de alumínio – um de 300 e outro de 400 litros –, o modelo pode rodar até 2.800 quilômetros sem ser abastecido. Versátil, o Tector pode ser configurado de 41 maneiras diferentes e custa entre R$ 144 mil (versão de entrada) e R$ 245 mil.

O Terra rodou por 60 quilômetros pelo Rodoanel, em São Paulo, com o Stradale carregado com 12 toneladas de água. Semipesado utilizado para distribuição de carga, o modelo, que ganhou nova versão em maio de 2012, possui motor FPT de 280 cavalos de potência, que pode atingir velocidade máxima de 130 km/h.

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O modelo possui caixa de câmbio de nove marchas. O peso bruto total é de 23 toneladas, podendo carregar levar 15 toneladas de carga.  A distância entre os eixos é de 5m67, adaptando-se ao tipo de carga que o proprietário escolher. O baú presente no modelo testado pode ser utilizado tanto para frigoríficos como para transporte de mudanças.

Feito para longas viagens, o Stradale possui um computador de bordo que mede o consumo instantâneo do veículo. Em descidas, onde o motorista utiliza o freio do motor e pouco pisa no acelerador, o caminhão chega a marcar 13,7 km/l. Contudo, em subidas íngremes, a média cai para 2,8 km/l.

O caminhão, que é produzido na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, tem como principais concorrentes o Mercedes Atego 2426 e 2429, Ford Cargo 2429, Volvo VM 270 6x2 e Volkswagen Costellation, líder de vendas no segmento.

Conforto

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Capaz de realizar longas viagens sem abastecer, o Stradale também proporciona conforto ao motorista. O modelo é equipado com bancos pneumáticos que se adequam à altura e ao peso do condutor, além de absorver os impactos causados por buracos ou desníveis em estradas.

O caminhão possui uma cama com colchão de 100 milímetros de altura, com 65 centímetros de largura x 1m95 de comprimento. De série, vem equipado com ar-condicionado, climatizador (que pode ser utilizado com o veículo desligado), vidros elétricos, volante regulável em altura e inclinação, quebra-sol externo e travas elétricas.

A cabine é espaçosa e alta (1,85 metro de altura) e possui molas e amortecedores em quatro pontos. O computador de bordo orienta o motorista quanto ao consumo, testes de lâmpadas e pressão de pneus e eixos.

Fonte: Terra
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