EUA: estudo aponta 303 mortes por falha em airbag da GM

Estudo levantou falhas nos dispositivos dos modelos americanos do Chevrolet Cobalt e do Saturn Ions

14 mar 2014 - 08h45
(atualizado às 08h47)

A Friedman Research Corportaion, grupo que conduz pesquisas sobre segurança veicular, divulgou um estudo que aponta que, entre 2003 e 2012, 303 mortes nos Estados Unidos aconteceram porque a General Motors não convocou recall para consertar uma falha em seus airbags, segundo informações publicadas pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira. O estudo levantou falhas nos dispositivos dos veículos Chevrolet Cobalt (modelos de 2005 a 2007) e Saturn Ions (de 2003 a 2007), apesar de não apontar os motivos dos problemas nos airbags. A montadora criticou o levantamento, dizendo se tratar de uma especulação.

A GM iniciou um recall mundial de 1,6 milhão de veículos no mês passado, após ter reconhecido que seis mortes que aconteceram desde 2005 estão relacionadas ao problema. O defeito desliga o motor do veículo, o que leva a perda da direção e da assistência de frenagem, além de fazer com que o airbag não funcione em caso de colisão. A imagem da fabricante ficou manchada porque fez o anúncio somente dez anos após descobrir a falha.

Publicidade

Recall

Os modelos afetados pelo problema são Pontiac (Pursuit, G5 e Solstice), Saturn (Ions e Sky), e HHR. Nenhum dos veículos é vendido no Brasil – o Chevrolet Cobalt americano não é o mesmo comercializado no Brasil.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se