Um teste de colisão frontal parcial realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), nos Estados Unidos, reprovou 10 de 11 carros testados, entre eles, embora em versões diferentes, modelos vendidos no Brasil como o Ford Fiesta, o Honda Fit e o Fiat 500.
O teste realizado simula uma batida na qual apenas uma parte da frente do veículo colide com outro veículo ou um objeto, como um poste, por exemplo. Segundo o instituto, 25% da parte frontal do veículo atinge a barreira a cerca de 65 km/h. O tipo de colisão feita pela IIHS é diferente do que é exigido pela lei nos Estados Unidos – é obrigatório que os carros atinjam 100% da parte frontal em uma barreira a 48 km/h.
Na avaliação, o único carro aprovado foi o Chevolet Spark, que recebeu nota geral A (aceitável). Fiat 500, Honda Fiat, Toyota Prius, Hyundai Accent, Nissan Versa Sedan e Mitsubishi Mirage foram avaliados com a nota P (pobre).
Já o Ford Fiesta recebeu a nota mediana M (marginal), também sendo reprovado pelo instituto. Assimo como o Fiesta, receberam a nota M os carros Toyota Yaris, Kia Rio e Mazda 2.