Uma das maiores fábricas automotivas do Brasil e do mundo, o Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG) completa 48 anos nesta semana. Inaugurada no dia 9 de julho de 1976, a unidade foi a primeira fábrica da Fiat no país, e se prepara para ganhar uma série de novidades nos próximos anos.
Um dos diferenciais da fábrica é o seu centro de desenvolvimento, que pode atender completamente todas as fases de desenvolvimento de novos veículos, incluindo design, centros de segurança, projeto, manufatura e testes para os futuros lançamentos da marca.
Ao longo de quase cinco décadas, já foram produzidos mais de 17,5 milhões de veículos na fábrica mineira. Desse total, mais de 4 milhões já foram exportadas para 37 países. Atualmente, a fábrica produz seis modelos da Fiat: a picape Strada, Argo, Mobi, Pulse, o Fastback e o Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid e o Ram 700, versão rebatizada da Strada exclusiva para exportação.
Hoje, o local também reúne mais de 120 fornecedores na região do entorno e emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul Agora, a fábrica de Betim se prepara para a expansão da nova linha de motores, que inclui os produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.
Os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado até o fim deste ano. A nova linha de motores amplia a capacidade de produção do Polo Automotivo de Betim para 1,1 milhão de motores por ano. Para a implantação foram investidos R$ 454 milhões.
Além disso, foi anunciado recentemente um aporte de R$ 14 bilhões em investimentos de 2025 a 2030 para o Polo Automotivo Stellantis de Betim. O maior investimento da história da fábrica mineira. O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul.
“Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos", ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Nos próximos anos, a fábrica fará modelos globais com a plataforma STLA, uma evolução da base CMP da Stellantis. Dentre os próximos lançamentos, estão o novo Grande Panda europeu – que pode se chamar Uno no Brasil – e novas gerações do Pulse, Fastback e Strada.
O Polo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Atualmente, a fábrica produz os motores Fire, Firefly, além das famílias GSE Turbo. Toda essa estrutura faz parte de um complexo industrial que ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída.