Fiat 147, lembra dele? Há 45 anos foi o primeiro carro a álcool

Fiat celebra os 45 anos do primeiro carro movido a etanol do mundo; Fiat 147 faz parte do acervo de clássicos da montadora em Betim (MG)

5 jul 2024 - 19h41
Fiat 147: primeiro carro a álcool do mundo surgiu há 45 anos
Fiat 147: primeiro carro a álcool do mundo surgiu há 45 anos
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho, daquele ano, a Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o Fiat 147. Lembra dele? Foi o primeiro carro a álcool e, por isso, ganhou um apelido curioso.

Apelidado carinhosamente de "Cachacinha", devido ao odor característico exalado pelo escapamento, o modelo é um marco importante para a engenharia automotiva brasileira, que intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes. 

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“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat América do Sul.

“Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos levese”, diz Aquino. “O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel.”

Reconhecido por seu pioneirismo na indústria automotiva, o Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG), em 1976. Para a época, ele trazia uma série de inovações, como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor, trazendo um melhor aproveitamento do espaço.  

A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina.

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No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar. Na época e durante anos ninguém falava em carro movido a etanol, mas sim em carro a álcool.

Ainda em 1976, a primeira participação aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, quando a marca exibiu um protótipo do 147 movido a etanol com dezenas de milhares de quilômetros rodados. No ano seguinte, foi realizado o aprimoramento técnico do produto e a produção de novas unidades, que foram submetidas a diversos testes.  

Em setembro de 1978, um Fiat 147 realizou o que seria o teste definitivo para a criação do primeiro motor brasileiro a etanol: uma viagem de 12 dias e 6,8 mil km pelo país, com média de mais de 500 km diários, 3 mil km por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.  

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