A dupla Fiat Cronos e Toro terá mudanças importantes ainda este ano. Lançado em 2018 no Brasil, o sedã vai ganhar uma reestilização e novos equipamentos, enquanto a picape Toro terá uma mudança profunda por dentro e por fora. As novidades foram adiantadas nesta semana por Martín Scrimaglia, diretor da Fiat na Argentina, durante um evento no país hermano.
Em entrevista ao site Motor 1 Argentina durante o evento Summer Car Show, o executivo adiantou duas das novidades da marca italiana para 2025. Produzido em Córdoba, o Fiat Cronos terá mudanças no design tanto no exterior como na parte interna. Outra novidade será o retorno dos airbags laterais ao sedã, que já ofereceu o item de segurança como opcional até 2022.
Com o fim do antigo motor 1.8 flex de 139 cv na versão topo de linha Precision, o Cronos passou a contar apenas com os airbags duplos frontais, que são obrigatórios por lei. A informação a respeito dos airbags laterais já havia sido confirmada há alguns meses pelo vice-presidente da Fiat para a América Latina, Alexandre Aquino, e outros executivos locais da marca.
O novo Fiat Cronos também deve ganhar alguns itens de acabamento da linha Pulse e Fastback. Sob o capô, o modelo deve manter os atuais 1.0 Firefly de 75 cv e o 1.3 Firefly de 107 cv. Também há alguns rumores de que o motor 1.0 turbo flex de 130 cv possa finalmente equipar o Cronos. O câmbio será o atual manual de 5 marchas ou o automático do tipo CVT.
A reestilização do Cronos deve dar um fôlego extra ao modelo até o lançamento do novo Fiat Panda e de seus derivados no Brasil. O hatch, que ainda não tem nome definido no Brasil, já está em fase de testes e deve ser lançado até meados de 2026. Com isso, o Fiat Cronos terá a companhia da picape média Titano, que também será feita em breve na fábrica da Stellantis em Córdoba (Argentina).
Já a picape Fiat Toro terá, de acordo com Martín Scrimaglia, “uma reestilização importante, com muitas mudanças na carroceria”. Com estreia prevista para o fim deste ano, a Toro deve ter mudanças mais significativas do que no facelift de 2021. Na parte frontal, a picape deve seguir com os faróis bipartidos, ganhando novas luzes diurnas com pontos de LED retangulares.
A grade dianteira também será inédita, de aspecto mais robusto do que a atual. O para-choque também mudará, ganhando linhas mais retas. Na lateral, as rodas terão novo design. Além disso, é provável que a Fiat também adicione novos adesivos e detalhes exclusivos para cada versão. As novidades foram adiantadas pelo site Automais há alguns meses.
Já na traseira, as lanternas de LED devem ganhar novos elementos internos, enquanto a tampa da caçamba será nova – mas ainda com o estilo de abertura atual. Não se trata, no entanto, de uma nova geração, uma vez que a base original de 2016 será mantida. O para-choque traseiro também será redesenhado.
Baseado nos rumores mais recentes, o designer Kleber Silva (@kdesignag) fez algumas projeções de como pode ficar o novo Fiat Toro. No interior, as mudanças devem ser mais discretas, com melhorias de acabamento, novos revestimentos e alguns itens vindos do Ram Rampage, modelo com o qual a Toro compartilha a plataforma.
Sob o capô, a nova Toro promete ficar eletrizante – ao menos em algumas versões. Nas opções equipadas com o motor 1.3 turbo flex – que hoje oferece 185 cv e 270 Nm, a picape deve ganhar um sistema híbrido. Já nas versões diesel, sai o atual 2.0 de 170 cv e entra o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 450 Nm que estreou recentemente na linha Rampage. A picape continuará com versões 4x2 (1.3 T) e 4x4 (2.2 TD).