Fiat contrata consultor para ajudar na compra de fatia da Chrysler

20 set 2013 - 13h50
(atualizado às 13h50)

A montadora italiana Fiat trouxe um veterano do resgate de 2009 da indústria automobilística dos EUA em uma tentativa de destravar as negociações para comprar a participação da montadora norte-americana Chrysler detida por um sócio minoritário, disse uma pessoa familiarizada com o assunto na sexta-feira.

A Fiat, que detém 58,5% da Chrysler, nomeou o vice-presidente da Lazard, Ron Bloom, para ajudar nas negociações com a VEBA, uma empresa de saúde afiliada ao sindicado UAW (United Auto Workers) que detém os 41,5% remanescentes.

Publicidade

Bloom foi fundamental para convencer o UAW a aceitar uma participação na Chrysler como parte de um pacote de resgate que salvou a montadora em 2009. O presidente executivo da Fiat Sergio Marchionne, que administra a Fiat e a Chrysler como se fossem uma única empresa, quer comprar a participação da VEBA na menor das chamadas Três Grandes montadoras de Detroit para criar a sétima maior montadora do mundo, além de ter acesso a recursos e tecnologia de que precisa para competir contra os concorrentes.

<P>

Mas as negociações estão se arrastando, com os dois lados ainda longe de um acordo, disse Marchionne semana passada. Isso significa que a VEBA vai continuar com seu direito previsto legalmente de pedir à Chrysler para que venda parte de sua participação em uma IPO (oferta pública inicial de ações), o que poderia atrasar os planos de fusão da Fiat. A Fiat e a Chrysler não quiseram comentar.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se