Um Fiat Fastback saltou sobre 50 carros congestionamentos numa estrada de Santa Catarina. A cena passou a ser exibida para todo o Brasil em campanha publicitária do carro, para marcar sua estreia no segmento SUV.
No filme, o motorista de um Fiat Fastback vem acelerando forte seu SUV com motor 1.3 turbo de 185 cavalos quando se depara com um gigantesco congestionamento. Mas, ao invés de frear e ficar no trânsito, o motorista decide acelerar sobre a plataforma de um caminhão, que serve de rampa.
O Fiat Fastback então voa sobre 50 carros congestionados, enquanto motoristas parados no trânsito olham para o alto. O lema da campanha é inspirado na frase do astronauta Neil Armstrong quando pisou na Lua, em 1969: “Um pequeno passo para a humanidade. Um salto gigantesco para os SUVs”. Armstrong, comandante da nave Apollo 11, disse: “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.
O ousado filme publicitário do Fiat Fastback envolveu mais de 280 pessoas no set e um guindaste com 70 metros de altura. Outras imagens foram captadas em Laguna, no litoral de Santa Catarina, onde foram utilizados 4 km da estrada e 50 veículos imobilizados para compor o congestionamento.
Segundo a agência Leo Burnett, o cenário usou 15 caminhões de areia e 900 metros de faixa pintados. Durante o voo, o Fiat Fastback gira 360 graus até aterrissar depois da fila toda, seguindo viagem. O salto real (muito menor) foi realizado em pista controlada em um aeroporto no interior de São Paulo.
Foram utilizados cinco carros na produção, sendo um deles inteiramente desmontado para ser colocado em uma traquitana giratória para filmagem das cenas interiores do Fiat Fastback durante o voo, e outro foi preparado para ser içado. Para isso, foram usados um guindaste com 70 m de altura e rampas preparadas que resultaram em um voo livre com 2,5 m de altura percorrendo 9 m de distância para compor a cena.
O Fiat Fastback é o segundo B-SUV com carroceria. O primeiro foi o Volkswagen Nivus, mas a montadora alemã optou por uma publicidade mais conservadora do que a marca italiana. O Fastback já teve 5.400 vendas confirmadas, segundo a Fiat, mas os carros ainda não aparecem como emplacados.