Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot vão reduzir preço das peças em 40%

Stellantis cria empresa de economia circular que permitirá reduzir em até 40% o preço das peças dos carros fabricados no Brasil

14 out 2022 - 09h39
(atualizado às 09h40)
Fiat Argo terá redução de 40% no preço das peças
Fiat Argo terá redução de 40% no preço das peças
Foto: Stellantis / Divulgação

Os carros da Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot produzidos no Brasil terão redução de 40% no preço das peças originais. A afirmação foi feita pelo CEO da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, durante entrevista coletiva com a participação do Guia do Carro. A medida é consequência da criação da Sustainera, nova empresa de economia circular criada pela supermontadora.

Os carros produzidos na Argentina e vendidos no Brasil também terão redução de preço nas peças originais, porém vai depender do grau de utilização de peças produzidas no Brasil. É o caso do Fiat Cronos, por exemplo, que é fabricado na Argentina, mas utiliza grande número de peças fornecidas por empresas brasileiras.

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Segundo Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis América do Sul, a garantia dessas peças será de 12 meses para instalação na rede de concessionárias das marcas e de 3 meses para instalação em oficinas independentes. A diferença é que, no caso da aplicação na rede oficial, a Stellantis tem controle sobre a qualidade da instalação.

Paulo Solti, da Stellantis: 12 meses de garantia nas peças originais
Foto: Stellantis / Divulgação

"Esse negócio é absolutamente necessário para cumprir nossa estratégia de descarbonização de 50% até 2030 e de 100% até 2038", comentou Filosa. Segundo ele, o impacto ecológico e econômico serão iguais, na casa de 50% para cada um. Atualmente, 90% dos carros vendidos pela Stellantis são fabricados no Brasil. 

Os estudos da Stellantis indicam que 45% da redução de CO2 depende dos produtos. A troca de peças, que serão remanufaturas, prolongando a vida dos componentes em até 4x, permitirão receitas de reciclagem 10x maior. O impacto nos negócios da Stellantis vai passar de R$ 400 millhões em 2022 para R$ 2 bilhões em 2030.

"Hoje  o conceito de ciclo de vida do produto é do berço ao túmulo, agora vai ser do berço ao berço", disse Filosa. A economia circular da Sustainera está dentrro dos outros 55% de redução de CO2 e permitirá uma economia de 80% dos materais. A aplicação deste conceito numa caixa de câmbio automático poupa 80% de materiais e impacta 76% na emissão de carbono. 

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Algumas peças que passarão a ser recicladas pela Sustainera
Foto: Stellantis / Divulgação

Durante a apresentação, Filosa revelou que os novos motores GSE, que equipa o Fiat Fastback e o Jeep Compass, por exemplo, já nasceram preparados para a hibridização. Inicialmente eles utilizam o turbo com etanol. O próximo passo será a aplicação em sistemas Mild Hybrid e Full Hybrid com etanol.

Para o futuro, os carros da Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot poderão contar com motores elétricos a bateria e até mesmo com célula de combustível a etanol. A Stellantis é adepta da transição para o elétrico via etanol, ao contrário da GM, que pretende ver os carros da Chevrolet 100% elétricos sem passarem pelos híbridos. 

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