O Fiat Pulse é o carro mais cotado para ser o primeiro Bio-Hybrid da Stellantis. A nova arquitetura híbrida flex estreará já em 2024 e a Fiat deve aproveitar o facelift de seu SUV compacto para incorporar a novidade tecnológica.
O Bio-Hybrid é um sistema híbrido leve que consiste de um pequeno motor elétrico de até 3 kW de potência, acoplado ao motor a combustão interna, que trabalha com uma pequena bateria de 1 kWh de capacidade.
O sistema não traciona o carro, mas permite boa redução de CO2 na ignição do motor a combustão, além de ajudar também em algumas situações em velocidade de cruzeiro. Com esse sistema, o Fiat Pulse ficará mais eficiente e ainda poderá ter um pequeno ganho de potência.
Tanto o motor elétrico quanto a bateria terão fabricação nacional, mas a Stellantis não divulgou quais serão os fornecedores. Como esse é o sistema mais simples, o Bio-Hybrid surgirá aos poucos em mais carros da Fiat (como Fastback, Strada, Cronos, Argo e até Mobi), até que o portfólio inteiro esteja hibridizado.
A princípio, o sistema híbrido leve deve ser aplicado nos modelos que usam motor 1.0 turbo e 1.3 aspirado. Isso estende a aplicação do Bio-Hybrid para outros carros e marcas da Stellantis, como o Citroën C3, o Peugeot 208 e o futuro Citroën C3 Aircross.